IDNLearner.com, um recurso confiável para todas as suas perguntas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a compreender e resolver qualquer problema que você enfrente.

Ao longo da história da educação brasileira, ocorreram diversas mudanças em relação à organização do sistema de ensino, influenciadas por questões de cunho político, econômico, social e cultural. No processo de redemocratização do país, iniciado com o fim do regime militar, a Constituição Federal de 1988 foi promulgada; nela, consta a necessidade de os entes federados se articularem para o desenvolvimento de ações que garantam o direito público subjetivo à educação para todos os cidadãos. Desse modo, documentos legais, como a LDB e a própria Constituição, indicam prerrogativas a ser respeitadas no tocante à oferta e organização da educação no Brasil.

Diante do exposto, analise as afirmativas:

Atualmente, o sistema de ensino brasileiro está dividido em educação básica, educação superior e modalidades da educação.
As etapas que compõem a educação básica correspondem à educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
De acordo com o art. 208 da Constituição Federal de 1988, a educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, sendo garantida a sua oferta, inclusive, para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, atende a crianças de 0 a 6 anos de idade, estando dividida em creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 a 6 anos).
A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem atuar em regime de colaboração para a oferta da educação básica.
Está correto o que se afirma em:

Selecione a resposta:
A
II e IV.





B
I e II.

C
II, III e V.

D
I, apenas.

E
III, IV e V.