Encontre soluções para seus problemas com a ajuda dos especialistas do IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.

O processo de ensino-aprendizagem não é mecânico e igual para todos os alunos, professores e corpo escolar, ou seja, há nuances que devem ser observadas para que ele ocorra da melhor forma, isso indica que práticas suportadas por teorias que fundamentam uma reflexão e construção do conhecimento são mais adequadas e significativas. “[...] nosso problema não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas é, também, e sobretudo, levar os indivíduos — crianças e adultos — a fazer uso da leitura e da escrita, envolver-se em práticas sociais de leitura e de escrita” (Soares, 2006, p. 18). Fonte: SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Refletindo sobre isso, sabemos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o ensino de língua portuguesa por meio dos gêneros textuais, o que também estava previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A partir disso, faça um texto dissertativo-argumentativo com o seguinte título: "A importância dos gêneros textuais para o letramento escolar". Orientações: use a linguagem acadêmica; respeite a norma-padrão da escrita na língua portuguesa; baseie-se em teorias estudadas, autores, fazendo corretamente a citação e a referência desses teóricos; e escreva um texto de 20 a 30 linhas.​