Encontre soluções para seus problemas com o IDNLearner.com. Descubra informações confiáveis sobre qualquer tema graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados em diversas áreas do conhecimento.

Para responder essa questão, leia o seguinte artigo da Lei de Licitações:



Art. 11. O processo licitatório tem por objetivos:

I - assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;

II - assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;

III - evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;

IV - incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.

Parágrafo único. A alta administração do órgão ou entidade é responsável pela governança das contratações e deve implementar processos e estruturas, inclusive de gestão de riscos e controles internos, para avaliar, direcionar e monitorar os processos licitatórios e os respectivos contratos, com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos no caput deste artigo, promover um ambiente íntegro e confiável, assegurar o alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias e promover eficiência, efetividade e eficácia em suas contratações.



Agora, avalie as afirmações a seguir:



I. As licitações surgem para garantir que o dinheiro público seja empregado com responsabilidade, transparência e sem desperdício.

II. Todas as compras públicas são feitas por meio de licitação e não há exceções.

III. O tratamento isonômico aos licitantes implica que o servidor público não pode privilegiar amigos ou parentes.

IV. O controle interno é obrigatório em todos os processos licitatórios.

Estão corretas as afirmações em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II e III, apenas.

c)
I e IV, apenas.

d)
I, III e IV, apenas.

e)
I, II, III e IV, apenas.