IDNLearner.com, sua plataforma para respostas detalhadas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento.
A história da literatura infantojuvenil no Brasil tem uma trajetória muito particular que se desenvolveu em conformidade com os caminhos socioculturais e políticos do século XX. Considerando esse desenvolvimento histórico, responda: quando ocorreu, de fato, o chamado boom do gênero, que possibilitou a publicação de grandes artistas hoje consagrados tanto pela crítica quanto pelo público? Na década de 1920, quando Monteiro Lobato criou um grupo de autores que passou a produzir em conjunto livros do gênero. Ainda no século XIX, quando, motivados pela obra de Andersen, dos irmãos Grimm e de outros, os autores passaram a aplicar os mesmos princípios narrativos aqui no país. Somente na contemporaneidade, quando, finalmente, com a pluralidade de suportes tecnológicos, as crianças tiveram acesso a diferentes autores e livros. Entre as décadas de 1970 e 1980, quando a literatura infantojuvenil ganhou mais espaço nas escolas e as editoras passaram a investir no gênero. No início do século passado, quando, impulsionados pelas conquistas civis, os escritores passaram a criar histórias que exaltavam a nação
Sagot :
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Suas perguntas merecem respostas precisas. Obrigado por visitar IDNLearner.com e nos vemos novamente para mais soluções.