IDNLearner.com, onde todas as suas perguntas são respondidas. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas e áreas do conhecimento.
1) “[...] a sinalização de emergência é fundamental para a orientação dos ocupantes da edificação quanto ao caminho a ser percorrido em caso de emergência, para um escape seguro.” (ALMEIDA, 2017, pg.40). Sabendo disso, a inserção de um sistema de sinalização de emergência para a edificação visa atender requisitos de segurança descritos nas normas do Corpo de Bombeiros e é parte integrante de um projeto técnico completo ou simplificado para proteção contra incêndios. Assim, planejar este sistema tem o propósito de atender a determinados objetivos específicos dentro das edificações.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os objetivos da Sinalização de Emergência.
Alternativas:
a)A sinalização de emergência tem como meta a eliminação de condições seguras nas edificações, através de instruções organizacionais e administrativas que podem ser de caráter ativo ou preventivo.
b)A sinalização de emergência tem por objetivo garantir acesso aos recursos das seguradoras, por informar aos ocupantes dos riscos existentes na edificação e indicar formas de conduzir e iniciar os incêndios.
c)A sinalização de emergência pode ser ativa, acionada em caso de incêndio, ou passiva, presente na edificação sem a necessidade de acionamento em caso de incêndio, com o objetivo de reduzir acidentes.
d)A sinalização de emergência tem por objetivo repassar as informações que possam proteger e orientar as pessoas sobre os riscos de incêndio presentes na edificação, sendo de caráter ativo ou preventivo.
e)A sinalização de emergência pretende conduzir a prevenção de acidentes, de riscos de incêndio e deve ser acionada em caso de riscos, por sistemas automatizados que podem ou não conter detectores de fumaça.
2)O dimensionamento da Brigada de Incêndio segue regras que garantem a existência de pelo menos um brigadista em cada setor ou pavimento da edificação, para que a preservação das condições de segurança contra incêndio seja constante. Sabendo disso, a figura abaixo, adaptada da IT-17 do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, mostra a quantidade de membros da Brigada de incêndio para as ocupações A, B, C e D:
tabela da norma IT-17
Fonte: elaborado pela autora, baseado em IT-17 (SÃO PAULO, 2019).
Tomando como referência as informações da tabela acima, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A ocupação D-4 pode ter seis brigadistas para um grupo de dez pessoas na edificação; caso sua população ultrapasse este valor, será acrescido um brigadista para cada grupo de quinze pessoas.
( ) A ocupação B-2 que é para serviços de hospedagem, por se tratar de uso coletivo, recomenda para até dez pessoas de população fixa, a quantidade de quatro brigadistas.
( ) A ocupação C – comercial, apresenta números crescentes de brigadistas, de acordo com o aumento do grau de risco da edificação e a partir da quantidade de população fixa.
( ) A ocupação A-2 que trata edifícios de apartamentos, não possui Brigada de Incêndio por se tratar de uma edificação com residências individuais, e não de uso coletivo com grande população.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)V – V – F – F.
b)V – F – F – F.
c)V – F – V – F.
d)V – F – F – V.
e)V – V – V – F.
Sagot :
Valorizamos muito seu compromisso. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade mais sábia e unida. Para respostas claras e precisas, escolha IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.