Descubra como o IDNLearner.com pode ajudá-lo a encontrar as respostas de que precisa. Obtenha guias passo a passo para todas as suas perguntas técnicas com a ajuda dos membros experientes de nossa comunidade.
No Brasil, assim como para vários grupos de pesquisadores em diferentes partes do mundo, a epidemiologia sempre foi parte do movimento da saúde pública e da saúde coletiva. Isto é, ela nunca se desenvolveu, seja como disciplina científica, seja como campo de práticas, separadamente do campo que hoje denominamos de Saúde Coletiva. Como disciplina básica do campo da Saúde Coletiva, a epidemiologia tem a responsabilidade de gerar conhecimentos, informações e tecnologias que possam ser utilizadas na formulação das políticas de promoção, prevenção e controle dos problemas de saúde. Diante disso, analise a seguinte situação.
Fabiane é médica e responsável pela secretaria de saúde de sua cidade. Preocupada com a atual pandemia que a humanidade enfrenta, ela procura explorar melhor a relação entre políticas públicas e epidemiologia. Assim, ela decide organizar um evento on-line para divulgar informações e promover discussões acerca desse assunto. Sobre a relação entre epidemiologia e políticas públicas e o caso exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
l. Fabiane deverá explicitar em seu evento que as preocupações centrais de profissionais da saúde na esfera pública devem ser focadas na elaboração de políticas públicas, e estas devem ter como base o conhecimento científico, principalmente os resultados de estudos epidemiológicos.
PORQUE
II. A epidemiologia representa o ramo da ciência que estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas, portanto, deve ser utilizada como base para tomada de decisões relacionadas à saúde pública, já que garante informações vitais no combate à doença que originou a pandemia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a Il é uma justificativa da l.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a Il não é uma justificativa da I.
C) As asserções I e Il são proposições falsas.
D) A asserção l é uma proposição falsa, e a Il é uma proposição verdadeira.
E) A asserção l é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Sagot :
Apreciamos sua dedicação. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construiremos uma comunidade de aprendizado contínuo e enriquecedor. Encontre as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.