IDNLearner.com, rápido e preciso em suas respostas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.

O crescimento do ser humano é um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida, considerando- se os fenômenos de substituição e regeneração de tecidos e órgãos. É considerado como um dos melhores indicadores de saúde da criança, em razão de sua estreita dependência de fatores ambientais, tais como alimentação, ocorrência de doenças, cuidados gerais e de higiene, condições de habitação e saneamento básico, acesso aos serviços de saúde, refletindo assim, as condições de vida da criança, no passado e no presente.



Baseando-se em seus estudos sobre as fases do crescimento humano, relacione as colunas abaixo e marque a alternativa correta.



A - Fase intrauterina

B - Fase do lactente

C - Fase pré-púbere

D - Fase puberal

E - Fase puberal final



( ) Crescimento lento (1 a 1,5 cm/ano) sobretudo na região do tronco com duração média de 3 anos.

( ) Maior velocidade de crescimento (1,2 a 1,5 cm/semana), influenciado por hormônios como insulina e somatomedinas.

( ) Maior crescimento e mais cedo nas meninas, porém o estirão de crescimento nos meninos é maior.

( ) Crescimento mais estável (5 a 7 cm/ano), fatores genéticos e hormonais possuem maior influência.

( ) Crescimento de 25 cm/ano, influenciado por fatores nutricionais e ambientais.



Assinale a alternativa correta.

A
E C B D A
B
D B E C A
C
C B E A D
D
A C D E B
E
E A D C B


Sagot :

Com base em seus estudos e nas características descritas, a alternativa correta que relaciona as fases do crescimento humano com suas particularidades é a E) E A D C B.

Observe como cada fase se destaca por suas peculiaridades:

E) Fase puberal final:

Crescimento mais lento: Nessa etapa, o ritmo de crescimento diminui consideravelmente, em torno de 1 a 1,5 cm por ano, concentrando-se principalmente na região do tronco. A duração média dessa fase é de 3 anos.

A) Fase intrauterina:

Maior velocidade de crescimento: É nesse período que ocorre o pico de crescimento, com um aumento médio de 25 cm por ano, impulsionado por fatores nutricionais e ambientais.

D) Fase pré-púbere:

Crescimento mais estável: Nessa fase, o crescimento se torna mais uniforme, com um aumento médio de 5 a 7 cm por ano. Fatores genéticos e hormonais passam a exercer maior influência no desenvolvimento físico.

C) Fase puberal:

Maior crescimento e mais cedo nas meninas: As meninas geralmente iniciam a puberdade antes dos meninos, apresentando um estirão de crescimento mais precoce. No entanto, os meninos tendem a ter um estirão de crescimento mais intenso e prolongado.

B) Fase do lactente:

Maior velocidade de crescimento: Essa fase é marcada por um crescimento acelerado, com um aumento médio de 1,2 a 1,5 cm por semana. Esse rápido desenvolvimento é impulsionado por hormônios como a insulina e as somatomedinas.