IDNLearner.com, a plataforma que conecta perguntas a respostas de especialistas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados.
Sagot :
“ Nesse sentido, é importante pontuar que expressa, além do pensamento, a cultura de um período, uma época, sendo fruto do imbricamento tempo e espaço, deixando claras as intencionalidades, ou seja, não há pureza na escrita do texto, sempre terá um objetivo a ser alcançado, uma ideia a ser expressa na ambivalência da ética, moral que representa algum grupo social “
(Ribeiro, A. A. (2022). A produção textual no ensino superior: reflexões sobre a prática docente e a formação do aluno escritor.)
Meu argumento:
Imagine-se em uma conversa íntima com o passado, presente e futuro. É assim que Ribeiro (2022) nos convida a ver a escrita acadêmica —não apenas como um canal para nossos pensamentos, mas como um diálogo vivo com o tempo e a cultura que nos formaram.
Quando criamos palavras em um texto acadêmico, estamos, na verdade, unindo partes de nós mesmos com o registro da história e da sociedade. Cada frase que construímos é um ponto no terreno humano .
Você já se perguntou como suas palavras refletem o mundo em que vive?
Cada texto tem um propósito, uma missão a cumprir. Longe de ser uma escrita pura e imaculada, a academia é um terreno fértil para o engajamento.
Ao defender uma tese ou analisar um fenômeno, estamos, de fato, conversando com um público que ,está ansioso por entender e ser entendido.
A ética na pesquisa e na escrita é uma luz que guia nossa jornada intelectual.
Buscar clareza, honestidade e responsabilidade é mais do que um dever; é um compromisso com a verdade e com aqueles que serão tocados por nossas palavras.
Como você assegura que sua escrita seja um reflexo fiel de seus valores éticos?
Ao analisar a citação de Ribeiro (2022), aparecem muitas implicações para a elaboração de trabalhos acadêmicos.
Estar consciente do contexto em que escrevemos é reconhecer que cada palavra é uma semente que pode florescer em inúmeras interpretações e valores.
O seu texto acadêmico é uma ponte entre ideias e pessoas, uma oportunidade de contribuir para o avanço do conhecimento.
Ao considerar o contexto histórico, social e cultural, ao comprometer-se com a ética e ao dialogar com a comunidade, o autor prepara-se para deixar uma marca profunda no mundo do saber.
Referências:
Ribeiro, A. A. (2022). A produção textual no ensino superior: reflexões sobre a prática docente e a formação do aluno escritor.
A Essência Humana na Escrita Acadêmica: Uma Reflexão Inspirada em Ribeiro (2022).
Em caso de dúvidas veja aqui
https://brainly.com.br/tarefa/56077579
https://brainly.com.br/tarefa/60402931
Liziamarcia
Mestre em português
Obrigado por fazer parte da nossa comunidade. Sua participação é chave para nosso crescimento. Não se esqueça de voltar e compartilhar mais de seus conhecimentos e experiências. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas claras e concisas, então visite-nos novamente em breve.