IDNLearner.com, seu destino para respostas comunitárias e confiáveis. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes em diferentes áreas.

a) A precipitação média anual da capi-
tal do Equador é semelhante à de que
outras cidades da América do Sul?


Sagot :

Resposta:

Explicação:

A precipitação média anual de Quito, capital do Equador, que é de cerca de 1.100 milímetros, se assemelha à de algumas cidades da América do Sul, mas apresenta características únicas devido à sua localização e altitude:

Cidades com Precipitação Anual Similar:

* Bogotá, Colômbia: Localizada na Cordilheira dos Andes, Bogotá recebe cerca de 1.000 milímetros de chuva por ano, com uma estação seca entre dezembro e fevereiro. Similarmente a Quito, a altitude influencia o clima ameno da cidade.

* Medellín, Colômbia: Também na Cordilheira dos Andes, Medellín possui precipitação média anual de 1.400 milímetros, distribuída ao longo do ano sem estação seca definida. A alta altitude contribui para temperaturas amenas e chuvas frequentes.

* La Paz, Bolívia: Situada nos Andes a uma altitude ainda maior que Quito, La Paz recebe 600 milímetros de chuva por ano em média. A estação chuvosa vai de novembro a março, com clima seco no restante do ano.

* Cuzco, Peru: Localizada na Cordilheira dos Andes a 3.300 metros de altitude, Cuzco possui precipitação média anual de 700 milímetros. A estação chuvosa vai de novembro a março, com verões secos. O clima é ameno devido à altitude.

Fatores que influenciam a Precipitação em Quito:

* Localização na Cordilheira dos Andes: A altitude elevada de Quito (2.800 metros) contribui para temperaturas amenas e frequentes chuvas ao longo do ano.

* Influência da Linha do Equador: Quito está próxima à Linha do Equador, o que resulta em variação menor da duração do dia ao longo do ano e padrões de precipitação menos sazonais do que em outras regiões.

* Correntes Oceânicas: A Corrente de Humboldt, fria, que flui ao longo da costa oeste da América do Sul, influencia na umidade do ar e contribui para a precipitação em Quito.

Conclusão:

Embora Quito compartilhe características de precipitação com outras cidades Andinas, sua localização específica e altitude resultam em um clima único com chuvas frequentes ao longo do ano e temperaturas amenas.