IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e precisas. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais qualificados.

Para Lacan, a função paterna é:

Sagot :

chama isso de metáfora paterna. Ela escreve a relação entre o Nome-do-Pai e o Desejo da mãe. Enquanto aquele é um significante que nomeia, este é um significante da presença ou ausência, ou seja, é um significante do objeto primordial. A metáfora paterna significa que o Nome se sobrepõe ao Desejo; assim, a função do pai é de interdição. Há uma substituição do Nome-do-Pai pelo Desejo da Mãe, o que permite uma perda de gozo (para Freud, isso é a castração). Logo, pai, mãe e criança são apreendidos a partir de seus lugares significantes. Podemos falar de família pela via do significante e pela via do gozo que está em jogo para o sujeito. Por isso, é possível pensar a constituição de cada sujeito a partir de suas relações na família.

Explicação:

substituição do Nome-do-Pai pelo Desejo da Mãe, o que permite uma perda de gozo (para Freud, isso é a castração). Logo, pai, mãe e criança são apreendidos a partir de seus lugares significantes. Podemos falar de família pela via do significante e pela via do gozo que está em jogo para o sujeito. Por isso, é possível pensar a constituição de cada sujeito a partir de suas relações na família.