IDNLearner.com, sua plataforma para respostas de especialistas. Obtenha respostas rápidas e precisas para suas perguntas graças aos nossos especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

Av - Subst. 2 - Literatura Brasileira e Portuguesa II
1)
Satânia



Nua, de pé, solto o cabelo às costas,
Sorri. Na alcova perfumada e quente,
Pela janela, como um rio enorme
De áureas ondas tranquilas e impalpáveis,
Profusamente a luz do meio-dia
Entra e se espalha palpitante e viva.
Entra, parte-se em feixes rutilantes,
Aviva as cores das tapeçarias,
Doura os espelhos e os cristais inflama.
Depois, tremendo, como a arfar, desliza
Pelo chão, desenrola-se, e, mais leve,
Como uma vaga preguiçosa e lenta,
Vem lhe beijar a pequenina ponta
Do pequenino pé macio e branco. (...)

Com base no poema “Satânia” de Olavo Bilac e de acordo com os conhecimentos adquiridos por meio dos estudos sobre o movimento parnasiano, sabe-se que como toda escola literária, a escola parnasiana também tinha suas próprias características, no entanto não era incomum que alguns poetas apresentassem traços não pertencentes a escola que seguiam. Sendo assim, em relação ao poema Satânia, conclui-se que

Alternativas:

a)
ele segue as características típicas do movimento parnasiano, como a objetividade, a busca pela perfeição formal e o uso de uma linguagem cuidadosa e elaborada.

b)
ele apresenta características parnasianas, como a valorização da objetividade e a busca pela perfeição formal, mas também retrata o amor sob todos os prismas: material, espiritual, platônico e sensual:

c)
ele não possui nenhuma característica parnasiana, divergindo totalmente do estilo do movimento parnasiano.

d)
ele é considerado um exemplo de poesia simbolista, com elementos que expressam subjetividade e emoção pessoal.

e)
ele combina características parnasianas e simbolistas, mostrando uma fusão entre os dois movimentos literários.

2)
I.Sobre um trono de mármore sombrio,
Em templo escuro, há muito abandonado,
Em seu grande silêncio, austero e frio
Um ídolo de gesso está sentado (..)



II.E de seu negro mármore no trono
O ídolo de gesso está sentado.
Assim um coração repousa em sono...
Assim meu coração vive fechado.

No parnasianismo, era comum a presença do eu lírico impactado emocionalmente por um objeto que lhe despertasse interesse,

sendo assim, escolha entre as alternativas, a opção que melhor expressa o sentimento apresentado no poema "Ídolo" de Alberto de Oliveira:S

Alternativas:

a)
O poema retrata a grandiosidade e a imponência de uma divindade esquecida em um templo abandonado, refletindo a decadência das crenças religiosas.

b)
O poema retrata a simplicidade e a impotência de uma divindade esquecida em um templo abandonado, refletindo a decadência das crenças religiosas

c)
O poema critica a superficialidade das aparências e revela a fragilidade das idolatrias humanas, ressaltando a contradição entre o material e o efêmero.

d)
Os versos evocam a sensação de aprisionamento emocional do eu lírico, comparando-o a um coração adormecido e fechado, distante das experiências e do afeto.

e)
O poema expressa a dualidade entre o poder e a impotência, retratando a majestade externa de um ídolo de gesso contrastada com a fragilidade interna do eu lírico.

3)
O Movimento Simbolista (1893 – 1922) nasceu de uma composição de ideias e posições – como ideias podemos mencionar uma volta aos valores românticos, ao decadentismo francês e à experiência metropolitana dos portugueses, e a oposição ocorre diante do positivismo, assim analisa Stegagno-Picchio (2004).

Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.



I. Os artistas simbolistas buscavam transcender a realidade cotidiana, mergulhando em um mundo de simbolismos e subjetividades, muitas vezes abordando temas sombrios e obscuros, como a morbidez.

II. Os simbolistas valorizavam a linguagem poética, considerando-a superior à prosa, pois acreditavam que a poesia tinha o poder de evocar emoções e sensações que escapavam à compreensão racional.

III. Os artistas e escritores simbolistas procuravam se concentrar em aspectos mais tangíveis da vida humana, como a ciência, a tecnologia, o progresso e a exploração racional do mundo.





Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

a)
F - V - V.

b)
V - F - F.

c)
V - V - F.

d)
V - F - V.

e)
F - F - V.