Faça perguntas e obtenha respostas de especialistas no IDNLearner.com. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes em diferentes áreas.

Dotados de altíssimo teor de humanismo e universalidade, os direitos desta geração tendem a cristalizar-se neste fim de século enquanto direitos que não se destinam especificamente à proteção dos interesses de um indivíduo, de um grupo, ou de um determinado Estado. Têm primeiro por destinatário o gênero humano mesmo, num momento expressivo de sua afirmação como valor supremo em termos de existencialidade concreta.(...) Emergiram eles da reflexão sobre temas referentes ao desenvolvimento, à paz, ao meio ambiente, à comunicação e ao patrimônio comum da humanidade”.



TEXTO 2



Trata-se de direitos que representavam uma ideologia de afastamento do Estado das relações individuais e sociais. O Estado deveria ser apenas o guardião das liberdades, permanecendo longe de qualquer interferência no relacionamento social. São as chamadas ‘liberdades públicas negativas’ ou ‘direitos negativos’, pois exigem do Estado um comportamento de abstenção.

Os textos em tela tratam de duas fundamentais gerações de direitos. A partir disso, assinale a alternativa que revele, as gerações de direitos fundamentais tratadas nos textos.

A)
O texto 1 trata da terceira geração, e o texto 2 da segunda geração.

B)
O texto 1 trata da primeira geração, e o texto 2 da terceira geração.

C)
O texto 1 trata da primeira geração, e o texto 2 da segunda geração.

D)
O texto 1 trata da segunda geração, e o texto 2 da terceira geração.

E)
O texto 1 trata da terceira geração, e o texto 2 da primeira geração.


Sagot :

Resposta:

A alternativa correta é:

E) O texto 1 trata da terceira geração, e o texto 2 da primeira geração.

O texto 1 fala sobre direitos que têm por destinatário o gênero humano, como desenvolvimento, paz, meio ambiente, comunicação e patrimônio comum da humanidade, que são característicos da terceira geração de direitos. O texto 2 menciona "liberdades públicas negativas" ou "direitos negativos", que exigem do Estado um comportamento de abstenção, característicos da primeira geração de direitos.