IDNLearner.com, seu destino para respostas comunitárias e confiáveis. Obtenha respostas rápidas e precisas para suas perguntas graças aos nossos especialistas, sempre dispostos a oferecer a melhor ajuda possível.
Pensando um pouco ao observar essas imagens, é bem verdade que até há muito pouco tempo atrás, visualizar um deficiente visual caminhando por um piso tátil na calçada ou dentro de um estabelecimento comercial era algo raro. Além disso, imagens educativas relacionadas aos deficientes auditivos, indicando acessibilidade para estes em caixas eletrônicos de bancos ou em sites pedagógicos também eram algo incomum, não é verdade?!
Por fim, presenciar uma classe comum com estudantes acometidos por alguma síndrome também é algo que faz parte da história recente de nosso país.
Com base nessa reflexão inicial, realize os seguintes procedimentos:
Parte 1
A) Entreviste um adulto acometido por deficiência visual, auditiva ou física e solicite que ele relata situações com as quais já tenha se deparado em que o seu acesso a algum local ou serviço tenha sido impedido devido à ausência de equipamentos voltados à acessibilidade.
B) Peça a seu entrevistado para explicitar se, de acordo com sua experiência, ele tem percebido ao longo do tempo alterações nas formas de acesso aos equipamentos sociais pelas pessoas deficientes.
C) Solicite que seu entrevistado fale um pouco sobre a sua experiência educativa: onde estudou; como era o acesso/deslocamento à escola; relação com professores e colegas; se era uma escola regular ou específica para o atendimento de pessoas deficientes.
D) Explique ao seu entrevistado a diferença entre os conceitos de integração e de inclusão e peça-o para comentar qual dos modelos ele avalia ser mais adequado, justificando a resposta.
Parte 2
A) Entreviste a mãe, o pai ou o responsável por uma pessoa acometida por deficiência intelectual. Solicite que relate os aspectos mais difíceis que percebe para promover a entrada e a permanência da criança/adolescente no sistema regular de ensino.
B) Solicite a seu entrevistado que comente qual seria, em sua opinião pessoal, a melhor forma de atendimento da criança deficiente intelectual - se em classe comum ou em classe especial -, justificando a razão de sua escolha.
C) Peça a seu entrevistado para explicitar se, de acordo com sua experiência, ele tem percebido ao longo do tempo alterações nas formas de acesso aos equipamentos sociais pelas pessoas deficientes.
Feito isso, você deverá escrever um texto coerente e coeso que registre os resultados de suas entrevistas. Associado à sua narrativa, você deverá desenvolver suas próprias reflexões a respeito do que seus entrevistados expuseram. Lembre-se de trabalhar em sua discussão os conceitos apresentados nas nossas Aulas, desenvolvendo argumentos que justifiquem o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão e, particularmente, para a Educação Especial.
Sagot :
Obrigado por ser parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são essenciais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas confiáveis, então visite-nos novamente para mais soluções.