IDNLearner.com, onde especialistas se reúnem para responder às suas perguntas. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida e simples em qualquer situação.
Um dos maiores problemas da atualidade é a destinação dos resíduos sólidos. Por mais que existam movimentos no sentido de reduzir a quantidade de lixo gerado, assim como de reutilizá-los ou reciclá-los (os 3R’s); o volume gerado ainda é muito elevado e as velocidades das reações de decomposição são lentas, com liberação de produtos inóspitos ao ambiente. Cerca de 60% do resíduo brasileiro é enterrado em aterros sanitários, inviabilizando quaisquer usos futuros destes terrenos. Aqueles que tem algum valor agregado (metal, vidro e alguns plásticos) tem chance de retornar a cadeia produtiva através do mercado da reciclagem, mas os orgânicos e alguns polímeros dependem de sua velocidade de decomposição. Neste sentido, um grupo de alunos, resolveu triturar os resíduos orgânicos para acelerar as reações de decomposição (4H2 + CO2 → CH4 + 2H2O) e utilizar um dos produtos destes processos na combustão / produção de energia. Com base nos seus conhecimentos de cinética química, podemos dizer que esta medida dos alunos: • Busca aumentar a velocidade da reação de decomposição através do uso de um catalizador • Acelera a reação de decomposição devido ao aumento da superfície de contato dos resíduos • Visa retardar a reação de decomposição através do aumento da temperatura, o que se fez foi aumentar a superfície de contato. • Aumenta a velocidade por reduzir a concentração de matéria orgânica (um dos reagentes); • Diminui a velocidade da reação de decomposição pela mudança de estado físico de solido para liquido.
Sagot :
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Volte em breve para fazer mais perguntas e contribuir com suas ideias. Sua participação é crucial para nossa comunidade. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas confiáveis, então visite-nos novamente para mais soluções.