Obtenha respostas precisas e confiáveis para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes.

“TODA A PSICOLOGIA É SOCIAL” Esta afirmação não significa reduzir as áreas específicas da Psicologia à Psicologia social, mas sim cada uma assumir dentro da sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano. Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz desta concepção do ser humano — é a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano isolando-o ou fragmentando o, como se este existisse em si e por si. Também com esta afirmativa não negamos a especificidade da Psicologia social — ela continua tendo por objetivo conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Porém, agora a Psicologia social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da História e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia. Silvia T. M. Lane. A Psicologia social e uma nova concepção do homem para a Psicologia. In: Silvia T. M. Lane e Wanderley Codo (org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984. p. 19. Considerando o exposto, no que se refere à essa nova concepção de homem apresentada por Lane e Codo (1984), analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Psicólogos(as) Sociais , a partir dessa perspectiva, devem atuar junto a organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança com o intuito de adaptar os sujeitos à ordem sociopolítica, sem questionamentos do que está instituído.

Por compreender que os atributos ou propriedades do homem são universais, independentes do momento histórico e tipo de sociedade em que se insere e das relações que vive, a intervenção psicológica deve ter caráter curativo e preventivo, de modo que, o sujeito possa ficar apto para executar satisfatoriamente o que lhe é demandado nas relações familiares, escolares e profissionais.

A concepção de ser humano expressada pelos autores é aquela em que o homem é produto e produtor de seu ambiente, de sua história, que pensa sobre sua ação, planeja e depois executa, retornando novamente ao processo inicial.

A concepção de homem adotada pela Psicologia Social Crítica entende o ser humano como um produto histórico e social, que é, por sua vez, a dialética entre a igualdade e a diferença, entre a individualidade e a coletividade, contrapõe-se tanto as às teses que tratam os indivíduos como portadores de qualidades inatas, na qual em que a evolução da sociedade estaria ligada a à evolução da espécie, quanto as às teses que defendem a ideia de indivíduos transcendentais cujo cujos destinos estariam traçado traçados a priori.

O papel normativo e sistêmico ancorado na ideia de neutralidade é de grande relevância para a práxis em Psicologia Social, visto que ressalta a relação desta com a transformação das condições sociais e materiais de vida dos indivíduo.


Sagot :

Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é vital para nossa comunidade. Encontre respostas claras no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.