IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.

EXTO 1

​Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção “bancária” da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. Margem para serem colecionadores ou fichadores das coisas que arquivam. No fundo, porém, os grandes arquivados são os homens, nesta (na melhor dashipóteses) equivocada concepção “bancária” da educação. Arquivados, porque, fora da busca, fora da práxis, os homens não podem ser. Educador e educandos se arquivam na medida em que, nesta destorcida visão da educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa Também.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Tarra, 1978.

TEXTO 2

Associada à palavra educação está a didática, que é a qualidade que se atribui ao bom professor. Quando perguntados sobre as memórias de um bom professor, as pessoas costumam falar que ele tinha uma boa “didática”, querendo dizer com isso que ele sabia “transmitir” conhecimentos. Será que essa palavra “transmissão” é adequada para definir o que acontece em uma aula bem-sucedida?

GREGGERSEN, Gabriele. Educação Cristã e Ensino Religioso. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A concepção "bancária" da educação, segundo a qual o educador faz comunicados e depósitos que os educandos memorizam e repetem, é criticada por sua falta de criatividade e transformação.

PORQUE

II. A didática, associada ao bom professor, implica na habilidade de transmitir conhecimentos de maneira eficaz, mas essa transmissão não necessariamente envolve a participação ativa e a busca de saber pelos educandos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.


Sagot :