Encontre respostas para suas perguntas com a ajuda da comunidade do IDNLearner.com. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas.

Um sujeito sedentário, após ser fortemente influenciado por uma revista de circulação que informava que o melhor exercício do mundo era a caminhada, começou a praticar caminhada de final de semana, por conta própria, realizando dois treinos semanais de uma hora cada (sábado e domingo). Após 40 dias, o sujeito foi informado de que estava com uma lesão crônica no menisco medial da perna direita. Conhecendo os parâmetros biomecânicos do movimento da marcha e a forma como o movimento foi vivenciado pelo sujeito, indique as alternativas que melhor explicam a ocorrência da lesão supracitada. I. A lesão não pode ser explicada por parâmetros biomecânicos, uma vez que é um movimento bastante comum para o ser humano e pode ser executado sem qualquer restrição. II. A intensidade e o volume de treino foram incorretamente planejados desde o início da prática da caminhada. Alta velocidade implica em maior impacto e alto volume indica que o impacto é aplicado mais vezes no corpo, facilitando a ocorrência de lesões. III. Com a intensidade e o volume de treino incorretos a musculatura possivelmente fadigou no decorrer dos treinos. Um dos músculos que protege a articulação do joelho contra choques mecânicos é o complexo do quadríceps, que ao falhar pode facilitar a ocorrência de lesões articulares como a lesão de menisco evidenciada na situação-problema. Escolha uma opção: a. As afirmações I e III estão corretas. b. As afirmações I e II estão corretas. c. As afirmações II e III estão corretas. d. Somente a afirmação I está correta. e. As afirmações I, II e III estão corretas.

Sagot :

Explicação:

Sobre a ocorrência da lesão supracitada as afirmativas II e III estão corretas. A lesão do sujeito ocorreu devido ao planejamento incorreto do treino de caminhada, com alta intensidade e volume excessivo. A fadiga muscular e o impacto repetitivo no joelho contribuíram para a lesão. Letra B.

Ocorrência de Lesão

A lesão crônica no menisco do sujeito foi causada pelo treino inadequado de caminhada. O planejamento com alta intensidade e volume excessivo resultou em fadiga muscular, comprometendo a proteção adequada do joelho.

Além disso, o impacto repetitivo durante a caminhada sobrecarregou a articulação, levando à lesão.

A afirmação I não é correta, pois a ocorrência de lesões pode ser explicada por parâmetros biomecânicos inadequados no movimento da caminhada.

Complemento da Questão:

I. A lesão não pode ser explicada por parâmetros biomecânicos, uma   vez que é um movimento bastante comum para o ser humano e pode ser executado sem qualquer restrição.

II. A intensidade e o volume de treino foram incorretamente planejados   desde o início da prática da caminhada. Alta velocidade implica em maior impacto e alto volume   indica   que   o   impacto   é   aplicado   mais   vezes   no   corpo,   facilitando   a ocorrência de lesões.

III. Com a intensidade e o volume de treino incorreto a musculatura possivelmente fadigou no decorrer dos treinos. Um dos músculos que protege a articulação do joelho   contra   choques   mecânicos   é   o   complexo   do   quadríceps,   que   ao   falhar pode   facilitar   a   ocorrência   de   lesões   articulares   como   a   lesão   de   menisco evidenciada na situação problema.

A. (  ) As afirmações I, II e III estão corretas.

B. (X) As afirmações II e III estão corretas.

C (  ) As afirmações I e II estão corretas.

D (  ) As afirmações I e III estão corretas.

E (  ) Somente a afirmação I está correta.