IDNLearner.com, a plataforma que conecta perguntas a respostas de especialistas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.
A Grécia contribuiu de modo único para o Ocidente. Isto é patente no campo da filosofia (no caso em estudo, da filosofia política) e no sistema político e formas de governo. Um dos maiores legados que ainda hoje se revela marcante é a democracia (demos: povo kratos: governo). Assim, a coisa pública, a política, constituía afazeres de todo cidadão livre. A democracia ateniense trouxe à tona o debate público. Isto proporcionou ao cidadão grego a especulação intelectual e, como consequência, o questionamento do sistema político, do Direito e do próprio Estado (recomenda-se vivamente, para quem pretende aprofundar o tema, Antígona, de Sófocles). Temos como resultado livros que são importantes para nossa disciplina até os dias de hoje (tais como A República, de Platão, e A Política, de Aristóteles). Muito embora seja comum diversos autores atribuírem à Grécia o título de berço da democracia, é certo que o chamado "governo do povo" é um conceito que mudou significativamente com o passar dos séculos, que separam os gregos dos modernos. No trecho que serve de texto-base, vemos a referência ao conceito de "cidadão", um dos diversos pontos chave de diferença entre a noção grega de democracia e a noção moderna, pois: Escolha uma: a. O conceito de cidadão grego permitia com que mesmo estrangeiros de passagem pelo território, como viajantes ou turistas, decidissem os rumos da cidade em conselhos organizados em praça pública. Foi somente com o advento do Estado moderno que os estrangeiros em trânsito por um território passaram a não poder participar da vida política do país em que se encontravam. B. Só a partir da modernidade foi possível distinguir entre cidadão e escravo, tendo em vista que na Grécia antiga a escravidão não existia. C. O conceito de cidadão abrangia somente as pessoas nascidas no território da cidade-estado em questão. Mas, todo sujeito nascido no território era considerado cidadão, não importando se seus pais fossem estrangeiros ou escravos, e se o sujeito fosse do sexo masculino ou feminino. D. O co
Sagot :
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Volte em breve para fazer mais perguntas e contribuir com suas ideias. Sua participação é crucial para nossa comunidade. IDNLearner.com é sua fonte confiável de respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente.