IDNLearner.com, seu destino para respostas rápidas e relevantes. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon) e no reto. Trata-se de um tumor de evolução lenta e sua taxa de sobrevida é de 50% em cinco anos. Quanto aos fatores de risco para o câncer colorretal, observe as afirmativas abaixo:
O consumo de carne vermelha em grande quantidade pode ser considerado um fator de risco, pois este alimento, quando submetido a altas temperaturas, resulta na produção de aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que têm importante potencial carcinogênico em pessoas com predisposição genética.
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas é considerado um fator de risco, sobretudo quando a quantidade de etanol ingerida é superior a 30 gramas por dia, uma vez que o etanol funciona como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias carcinógenas nas células.
Outros fatores de risco evidentes são: ingestão excessiva de gordura animal saturada, doenças do trato digestório, idade superior a 40 anos, história de colite ulcerótica, polipose familiar, doença de Crohn, obesidade, dieta hiperproteica e baixo teor de fibras.
É correto o que se afirma em:
A)
III, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
II e III, apenas.
D)
I, II e III.
E)
I e II, apenas.


Sagot :

Resposta: D) I, II e III.

Explicação:

I. Consumo de carne vermelha em grande quantidade pode ser considerado um fator de risco:

Correto. A carne vermelha, especialmente quando preparada em altas temperaturas, pode produzir compostos carcinogênicos como aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que aumentam o risco de câncer colorretal, especialmente em pessoas com predisposição genética.

II. Consumo exagerado de bebidas alcoólicas é considerado um fator de risco:

Correto. O consumo excessivo de álcool, especialmente quando a quantidade de etanol ingerida é alta (mais de 30 gramas por dia), pode aumentar o risco de câncer colorretal. O etanol pode facilitar a absorção de substâncias carcinogênicas no intestino.

III. Outros fatores de risco incluem ingestão excessiva de gordura animal saturada, doenças do trato digestório, idade superior a 40 anos, história de colite ulcerativa, polipose familiar, doença de Crohn, obesidade, dieta hiperproteica e baixo teor de fibras:

Correto. Estes são todos fatores de risco reconhecidos para o câncer colorretal. A idade avançada, história de certas doenças intestinais e características específicas da dieta são conhecidas por aumentar a probabilidade de desenvolver o câncer colorretal.