IDNLearner.com, um lugar para respostas rápidas e precisas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros.

Leia o artigo de divulgação científica a seguir.



As idades da Lua

Descobrir a idade da Lua e de sua superfície pode ser uma tarefa bem árdua

[...]

No início da formação do Sistema Solar, há 4,57 bilhões de anos, muito material rochoso de tamanho bem menor do que um planeta estava vagando pelo espaço em altas velocidades. Muito deste material se chocou com os corpos maiores, como planetas e seus satélites. É por causa desses choques, por exemplo, que a Lua tem tantas crateras.

Um método de estimar a idade da superfície da Lua é justamente contar crateras, e ele possibilitou afirmar que grandes regiões da superfície lunar apresentavam idades em torno de 3,9 bilhões de anos. Estas regiões seriam mais jovens do que a Lua como um todo em razão dos impactos e vulcanismo associado a eles.

A história se complicou quando algumas amostras de rochas lunares puderam ser coletadas e analisadas, e a idade obtida não era a mesma do método da contagem de crateras. Pois é, a tecnologia avança e possibilita que a ciência reveja informações. Assim, recentemente alguns cientistas passaram a afirmar que a idade da superfície lunar é, em diversas situações, 200 milhões de anos mais velha do que se acreditava. Ou seja: tem 4,1 bilhões de anos.

Com base no texto, a informação mais recente é de que a Lua tenha...