IDNLearner.com, um lugar para obter respostas rápidas e precisas. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos do conhecimento.

do movimento chamado Pan-africanismo.



“Eu falo da liberdade”.

“Durante séculos, os europeus dominaram o continente africano, o homem branco se arrogou o direito de governar e ser obedecido pelos não-brancos; sua missão, dizia ele, era "civilizar" a África. Sob esse manto, os europeus roubaram o continente de vastas riquezas e infligiram sofrimentos inimagináveis ao povo africano. Tudo isso forma uma história triste, mas agora devemos estar preparados para enterrar o passado com suas memórias desagradáveis e olhar para o futuro mundo". [...] (MANOEL; LANDI, 2019, p. 108).

Trecho do discurso de Kwame Nkrumah. Excerto do texto "Eu falo da liberdade: uma declaração de ideologia africana", publicado em 1961.



Os princípios do Pan-africanismo estão presentes quando o autor

afirma que a colonização europeia na África foi uma imposição de domínio e exploração, e não uma missão civilizadora.
afirma a necessidade de buscar a “cooperação das antigas potências coloniais” nos processos de independência.
expressa o desejo de manter o vínculo colonial como forma de fortalecer o continente, no intuito de enfrentar os desafios futuros.
afirma que a colonização europeia na África não foi uma imposição de domínio e exploração, e sim uma missão civilizadora.
expressa que a dependência africana do capital estrangeiro deve continuar sendo fortalecida, sem romper as formas de colonialismo.


Sagot :

O trecho do discurso de Kwame Nkrumah reflete os princípios do Pan-africanismo ao afirmar que a colonização europeia na África foi uma imposição de domínio e exploração, e não uma missão civilizadora. Portanto, a opção correta é:

- Afirma que a colonização europeia na África foi uma imposição de domínio e exploração, e não uma missão civilizadora.