Participe do IDNLearner.com e encontre respostas comunitárias. Nossa plataforma é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas para todas as suas consultas importantes.

Ainda sobre o Plano, considere o que se depreende das palavras de Matus (1991, s.p.), ao definir que "um plano não passa de um jogo difuso e nebuloso que pode mudar, acabar ou desviar caminhos para acontecer, por isso o considera limitado''. Ocorre que essas limitações, se forem conhecidas e elencadas como o autor nos sugeriu, podem ser transpostas. Vamos aos fatores limitantes dos planos". Com base nos fatores limitantes dos planos, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Ignorância.
II- Criatividade dos jogadores.
III- Opacidade da linguagem.
IV- Contexto.

( ) Em que se situa o nosso jogo particular, sobre o qual não só não temos controle, como nem mesmo capacidade de predição. Quando muito, dispomos de limitada capacidade de previsão sobre o contexto ou circunstâncias que cercam e condicionam nosso jogo. A palavra "previsão" é uma condicionada a uma conjunção "se" precedendo as circunstâncias em que se situa o plano. Os jogadores escolhem seu plano de jogo, mas não as circunstâncias em que devem realizá-lo.
( ) Quanto ao futuro daquela parte do mundo (cenário de nosso plano) que supomos, seja regida por leis que ainda desconhecemos ou que as ciências ainda não esclareceram. No aspecto de incerteza originado por nosso desconhecimento da natureza e dos processos sociais em que vigora a lei dos grandes números.
( ) Que, muitas vezes, torna ambíguo o intercâmbio de significados, que podem ser produzidos nas conversações entre jogadores, parceiros ou partes, como veremos no Capítulo 3. Um lado, ou parte, pode falar "A" e a outra parte, pode escutar "B". No jogo dos negócios ocorre algo parecido. Como saber se a ameaça de uma greve, uma renúncia ou uma guerra é real ou uma notícia falsa (fakenews)? Por isso existe uma dimensão de comunicação, muitas vezes obscura.
( ) De acordo com o autor, a criatividade é irredutível quando se consegue o binômio informação e conhecimento, já que esses recursos alimentam mais rapidamente a própria criatividade do que a capacidade humana de prever. A criatividade é uma característica da interação humana entre poucos.