IDNLearner.com, a plataforma ideal para fazer perguntas e obter respostas confiáveis. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

Sobre as obrigações assumidas solidariamente em razão de contrato, é INCORRETO afirmar: a) A propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores importará renúncia da solidariedade. b) O devedor demandado individualmente pela obrigação pode opor ao credor as exceções que lhe forem pessoais e as comuns a todos. c) Os devedores solidários respondem pelos juros da mora, ainda que a ação tenha sido proposta somente contra um. d) Tendo ocorrido pagamento parcial da obrigação, todos os demais devedores persistem obrigados solidariamente pelo que restar inadimplido da obrigação.

Sagot :

Reposta:

A alternativa INCORRETA é a) A propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores importará renúncia da solidariedade. Isso está incorreto, pois a propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores não importará renúncia da solidariedade. A solidariedade persiste entre os devedores restantes, e estes continuam obrigados solidariamente pelo que restar inadimplido da obrigação.

Explicação:

Porque em um contrato com obrigações assumidas solidariamente, a solidariedade persiste entre os devedores mesmo que a ação seja proposta contra apenas um ou alguns deles. Isso significa que, se um dos devedores for acionado judicialmente e o pagamento for parcial, todos os demais devedores solidários continuam obrigados solidariamente pelo que restar inadimplido da obrigação.

Portanto, a propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores não importa renúncia da solidariedade, e todos os devedores solidários permanecem responsáveis pelo cumprimento integral da obrigação.