IDNLearner.com, sua fonte de respostas comunitárias e confiáveis. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos, solucionando suas dúvidas de maneira eficaz e confiável.

Olá, gostaria de saber o motivo dos resultados por quantidade de movimento e conservação da energia mecânica darem diferentes.
QDM:
mv = (m+M)v’ —-> v’ = mv/(m+M)

Conservação da Energia mecânica:
mv^2 = (m+M)v’^2 ——> v’ = (m/(m+M))^2xv


Olá Gostaria De Saber O Motivo Dos Resultados Por Quantidade De Movimento E Conservação Da Energia Mecânica Darem Diferentes QDM Mv MMv Gt V MvmM Conservação Da class=
Olá Gostaria De Saber O Motivo Dos Resultados Por Quantidade De Movimento E Conservação Da Energia Mecânica Darem Diferentes QDM Mv MMv Gt V MvmM Conservação Da class=

Sagot :

Identificando que se trata de um problema de colisão inelástica e aplicando os conceitos de conservação de momento linear ( quantidade de movimento) , após os calculos, encontramos que a resposta certa é a letra b).

O momento linear ( Quantidade de movimento) de um corpo pode ser dado pelo produto entre a massa e a velocidade do mesmo. Além disso, sabe-se que, em um sistema onde o momento linear se conserva, o somatório dos momentos lineares antes e depois de uma colisão é sempre constante.

[tex]\large \begin{array}{l | c}\boxed{Momento~Linear~(\vec{Q})}~& \boxed{Conserv.~do~Momento~Linear}\\\\\vec{Q}= m~\times~\vec{v}~& \vec{Q}_{i}~=\vec{Q}_{f} \\\\Em~que: &\\ m=~massa~(kg)& \\ v=~velocidade~(m/s)\end{array}[/tex]

Em uma colisão inelástica:

Não há conservação de energia cinética. A energia cinética do corpo é convertida e dissipada em forma de energia térmica, em forma de ruído e também utilizada para causar deformação.

Há conservação de momento linear ( Quantidade de movimento).

  • Observe que em nosso exercicío temos um caso de colisão inelástica ( após a colisão o projétil e o bloco se movem juntos em um único conjunto, além disso podemos notar que o bloco foi deformado).

Como citado acima, nessa colisão temos perda de energia cinética e por esse motivo não é possível encontrar a velocidade final do conjunto  utilizando conservação de energia mecânica.

  • O momento linear se conserva

[tex]\large \begin{array}{l}\vec{Q}_{i}~=\vec{Q}_{f}\\\vec{Q_{p}}{i}~+\vec{Q_{B}}{i}~=\vec{Q_{p}}{f}~+\vec{Q_{B}}{i}\\\boxed{velocidade~inicial~do~Bloco=~0 m/s,~logo~,~\vec{Q_{B}i= 0}}\\\\\vec{Q_{p}}{i}~=\vec{Q_{p}}{f}~+\vec{Q_{B}}{i}\\\\m\cdot v_{i}= m\cdot v_f~+M\cdot v_{f}~~~~\rightarrow {v_{f}~em~evidencia}\\\\m\cdot v_{i}= v_f~(m~+~M)\\\\v_{f}= \dfrac{m \cdot v_{i}}{(m+M)}\\\\\boxed{ v_{f}= \dfrac{m}{(m+M)} \cdot V_{i} }\end{array}[/tex]

Para aprender mais sobre acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/56016151

https://brainly.com.br/tarefa/54775436

View image ThierrySenna
Valorizamos cada uma de suas contribuições. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, alcançaremos grandes realizações e aprenderemos muito. IDNLearner.com é sua fonte de respostas precisas. Obrigado pela visita, e volte para mais informações úteis.