Descubra respostas de especialistas no IDNLearner.com. Descubra informações confiáveis sobre qualquer tema graças à nossa rede de profissionais altamente qualificados em diversas áreas do conhecimento.

A Gestão de Mudanças Organizacionais vem sendo definida classicamente como a disciplina que apoia pessoas e organizações na transição do estado atual para um estado futuro. Heráclito de Éfeso, dizia há 2.500 anos: “nada é permanente exceto a mudança”. Reflita por alguns instantes e provavelmente você perceberá que a maneira como as mudanças são geridas e lideradas no século XXI também mudou. A resistência às mudanças é sinal de que há algo errado, por conta disso, o Gestor de Pessoas deve atentar-se aos possíveis motivos que estejam gerando a resistência e tomar medidas que possam minimizar a resistência. Para garantir o sucesso num processo de mudança, o gestor de pessoas precisa identificar as verdadeiras causas da resistência e estabelecer uma postura flexível para não ser surpreendido. Tendo conhecimento desse conceito, o Gestor Danilo está sempre atento aos comportamentos de sua equipe para, assim, identificar os perfis que possuem resistência e, com isso, tomar as providências necessárias para que a efetividade do trabalho não seja prejudicada por essas resistências.

Elaborado pelo professor, 2021.(Adaptado)
Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 21.
Tendo por base o caso e as maneiras de administrar a resistência à mudança, analise as afirmações seguintes:
I. Educação e Comunicação: o agente de mudança deve estabelecer, junto à organização, uma política de relacionamento que disponibilize informações de forma correta e clara sobre todo o processo, pois, adotar esse procedimento ajuda a reduzir o nível de insegurança e, automaticamente, os possíveis bloqueios.
II. Participação e Envolvimento: a organização representada pelo agente de mudança deve promover a participação dos indivíduos. O processo de mudança, provavelmente, será mais fácil de conduzir se houver a participação das pessoas, principalmente daquelas que possivelmente resistirão.
III. Facilitação e Apoio: disponibilizar apoio às pessoas que participam do processo é uma forma de proporcionar feedback e lidar com a resistência.
IV. Negociação e Acordo: o agente de mudança deve estar preparado para lidar com situações em que prevalecerá a negociação em casos de resistência.

É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II apenas.
II, III, apenas.
I, II, IV apenas.
II, III, IV apenas.
I, II, III e IV.


Sagot :