IDNLearner.com, respostas rápidas e precisas para suas perguntas. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade, sempre dispostos a ajudar em qualquer tema.

1)Explique o uso ou não uso da vírgula a)Meu filho, ouça os conselhos de sua mãe. B)Paulo, anda depressa. C)Paulo anda depressa. D)Manoel, Carlos vai escrever uma nova novela. E)Manoel Carlos vai escrever uma nova novela

Sagot :

Resposta:

Explicação:

a) Meu filho, ouça os conselhos de sua mãe.

Vírgula necessária. A vírgula separa o vocativo "Meu filho" do restante da frase, estabelecendo uma pausa na leitura e direcionando a mensagem ao destinatário. Sem a vírgula, a frase poderia ser interpretada como uma simples declaração, sem a ênfase no filho como interlocutor.

b) Paulo, anda depressa.

Vírgula necessária. Novamente, a vírgula isola o vocativo "Paulo", destacando-o do verbo "anda depressa". Isso torna a ordem mais direta e pessoal, como se o falante estivesse se dirigindo diretamente a Paulo.

c) Paulo anda depressa.

Vírgula desnecessária. Nesta frase, não há vocativo. A vírgula após "Paulo" separaria indevidamente o sujeito do verbo, alterando o sentido da frase.

d) Manoel, Carlos vai escrever uma nova novela.

Vírgula desnecessária. A vírgula separaria os nomes "Manoel" e "Carlos", que juntos formam um único sujeito composto. Essa divisão poderia gerar ambiguidade sobre quem vai escrever a novela.

e) Manoel Carlos vai escrever uma nova novela.

Vírgula desnecessária. Nesta frase, os nomes "Manoel" e "Carlos" formam um nome próprio composto, que deve ser escrito sem vírgula. A separação incorreta poderia levar à interpretação de que se trata de duas pessoas diferentes.