IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas claras e concisas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.

A busca de opções educacionais para auxiliar na melhor efetividade dos processos de avaliação de ensino-aprendizagem, compreende a aplicação da abordagem sociointeracionista de LevSemenovich Vygotsky (1896-1934), não como um modismo ou como um dogma, mas como mais um método adicionado à processualidade da avaliação educacional, que vem, juntamente com outras abordagens, propor tentativas de ultrapassar o estado de conhecimento do tempo atual, a respeito, principalmente, das práticas e análises quantitativas e qualitativas na avaliação do ensino e da aprendizagem humana. Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem. LIMA, M. A. M. A avaliação dinâmica-dialógica do ensino-aprendizagem e as contribuições do sociointeracionismo em Vygotsky. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003 (adaptado). Na perspectiva do texto apresentado, sobre a abordagem sociointeracionista, apode-se afirmar que a qualidade do trabalho pedagógico está associada à A) criação de zonas de atuação pedagógica baseada em conhecimentos mais adiantados nas séries escolares. B) capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber. C) proposição de pré-requisitos para a aprendizagem que demonstrem a prontidão dos alunos. D) possibilidade de promover situações em que o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola. E) introdução de conceitos difíceis que levem os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos.

Sagot :

Resposta:

Na perspectiva do texto apresentado, sobre a abordagem sociointeracionista de Lev Vygotsky, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

B) capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a saber.

Justificativa:

A abordagem sociointeracionista de Vygotsky enfatiza que o ensino deve se adiantar ao desenvolvimento e focar nas funções psicológicas que estão em vias de se completarem. Isto significa que a qualidade do trabalho pedagógico está vinculada à capacidade do ensino de promover avanços no desenvolvimento do aluno, baseando-se no potencial que o aluno poderá alcançar. Vygotsky propôs o conceito de "Zona de Desenvolvimento Proximal" (ZDP), que se refere à distância entre o que o aluno pode fazer sozinho e o que ele pode fazer com a ajuda de um mediador (professor ou colega mais experiente). Portanto, a alternativa B reflete a ideia de promover avanços no desenvolvimento do aluno com base em suas capacidades potenciais.

Explicação:

bons estudos