IDNLearner.com, seu destino para soluções rápidas e eficazes. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas.
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que está relacionado às modificações na estrutura etária da população, a partir do declínio da fecundidade e do aumento no número de pessoas idosas. Com o envelhecimento, muitos dos indivíduos idosos passaram a conviver com a presença de doenças crônicas e incapacitantes, com uma frequente necessidade de contar com a ajuda de outras pessoas no contexto familiar para se cuidarem. Para atender ao idoso que requer cuidados, há uma reorganização familiar em que algum membro da família assume a função de cuidador, executando atividades que podem ser esporádicas ou permanentes. A relação entre cuidador e dependente de cuidados ocasiona implicações para o cuidador, cuja maioria demonstra níveis de sobrecarga em decorrência da prática de cuidados diários e ininterruptos.
MONTEIRO, Edilene Araújo; MAZIN, Suleimy Cristina; DANTAS, Rosana Aparecida Spadoti. Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal: validação para o Brasil. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 68, n. 3, p. 421-428, 2015 (adaptado).
Diante disso, analise a situação a seguir.
Adriano é enfermeiro e trabalha em uma clínica especializada no cuidado ao idoso. Ele percebe que a rotina de trabalho das equipes é longa e cansativa, por isso decide organizar uma maneira de avaliar a sobrecarga do cuidador.
Considerando a avaliação do cuidador e a situação exposta, avalie as afirmações a seguir.
I. Adriano entende que a sobrecarga do cuidador pode ser avaliada quantitativamente, levando em conta todas as atividades desempenhadas no cuidado ao idoso, dessa maneira é possível analisar as diferenças entre os profissionais de acordo com as atividades desempenhadas.
II. Adriano nota que a resistência com a prestação de cuidados é provocada por um aumento de funções na rotina de cuidado, gerando uma sobrecarga de atividades que resulta em um serviço falho e pouco eficiente.
III. Dentre as evidências da sobrecarga de cuidadores, Adriano percebe que falta de tempo para cuidar de si mesmo, problemas conjugais, cansaço permanente e percepção de saúde piorada são as mais comuns entre os cuidadores.
É correto o que se afirma em
Sagot :
Valorizamos muito sua participação. Continue fazendo perguntas e compartilhando seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo e aprender mais. Obrigado por escolher IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas confiáveis, então visite-nos novamente para mais soluções.