IDNLearner.com, seu recurso para respostas rápidas e confiáveis. Descubra soluções detalhadas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

M.J.S, 68 anos, casada, natural de Bacabal/MA, dona de casa, evangélica, mãe de 5 filhos. Q.P: paciente relata dores no estômago.

HDA: sofre de gastrite, refluxo gastroesôfágico e hérnia de hiato.
HISTÓRIA DE DOENÇAS ANTERIORES: desde os 30 anos, as patologias lhe acometem em períodos estressantes. Durante suas crises sofre de uma dor intensa na região epigástrica, anorexia, normotensa porém dentro dos limites, e com gosto amargo na boca.
HISTÓRICO DE MEDICAMENTOS: Refere ter feito tratamento com omeprazol e ranitidina, mas interrompeu os medicamentos lhe causam reações como confusão mental. Porém faz uso de fitoterápicos indicados por vizinhos, o que lhe trás uma melhora significativa nos momentos de crises. Durante as crises faz uso de buscopam e repousa.
Refere nunca ter feito uma dieta adequada, e segundo a família ela não se alimenta bem, só faz duas refeições por dia, relatando não sentir fome. Refere na infância passar fome por não ter o que comer, utilizando apenas farinha com água para saciar um pouco a fome. Em toda a vida foi uma pessoa com baixo peso.
PADRÃO DE VIDA COTIDIANA: alimentação rica em carboidrato, proteínas e gorduras. Não pratica atividade física, consome álcool aos finais de semana, parou de fumar tem uns 10 anos.
AMF: refere câncer de estômago na família.
HSHV: mora com o esposo, em casa própria, com água encanada, rede de esgoto e coleta de lixo.
SSVV: P.A: 120X80mmHg; P: 102 bpm; R: 16 mov/min; Tax: 37,8ºC; Peso: 98 kg, Est: 1,60m.
Exame físico: cabeça sem alterações; Abdome: globoso, doloroso a palpação no QSE, ruídos hidroaéreos presentes, hematêmese, constipação intestinal há mais ou menos 4 dias. Outros sistemas sem alterações.

DIANTE DO CASO RESPONDA:

a) DESCREVA AS ESTAPAS DA SAE.


b) AS MEDICAÇÕES UTILIZADAS NO CASO?

c) ELABORE UMA CONDUTA DO ENFERMEIRO DIANTE DESSE CASO.