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2. John Locke é tido como o pai da Teoria do conhecimento, isto é, a Gnosiologia é uma área da
filosofia que nasce na modernidade, mas o debate sobre o conhecimento é longinquo. Explique
,
porquê que embora o estudo sobre conhecimento seja antigo, só com John
Locke a teoria do
conhecimento nasce e, faça a relação deste facto com o dogmatismo e o racionalismo
.
3. O que significa dizer que a razão só vê na natureza aquilo que ela mesma coloca?
plismo são duas perspectivas, com abordagens diferentes, que debatem o problem
das perspectivas e


Sagot :

### 2. John Locke e a Origem da Teoria do Conhecimento (Gnosiologia)

Embora o debate sobre o conhecimento tenha origens antigas, remontando aos filósofos pré-socráticos, a formalização da teoria do conhecimento, ou gnosiologia, como um campo específico da filosofia é atribuída a John Locke. Antes de Locke, pensadores como Platão e Aristóteles já haviam discutido questões epistemológicas, mas não de forma sistemática e abrangente como Locke fez na modernidade.

Locke é considerado o pai da teoria do conhecimento por várias razões:

1. **Empirismo como Base Epistemológica**:
- Locke introduziu o empirismo como a base para a aquisição de conhecimento. Em sua obra "Ensaio sobre o Entendimento Humano" (1690), ele argumenta que todas as ideias e conhecimentos são derivados da experiência sensorial. Este enfoque foi uma ruptura significativa com a tradição racionalista que dominava até então.

2. **Tabula Rasa**:
- Locke propôs a ideia de que a mente humana é uma "tabula rasa" (uma tábua em branco) ao nascer, sem ideias inatas. O conhecimento é adquirido através da experiência e da percepção sensorial, o que contrastava com a visão racionalista de que certas ideias ou princípios são inatos.

3. **Crítica ao Dogmatismo**:
- Locke criticou o dogmatismo que prevalecia na filosofia escolástica e em certos aspectos do racionalismo cartesiano. Ele defendia que o conhecimento humano é limitado e que devemos ser céticos quanto à capacidade da razão de alcançar verdades absolutas sem a mediação da experiência.

4. **Metodologia Sistemática**:
- A abordagem de Locke foi sistemática e metódica, investigando de maneira detalhada a origem, a natureza e os limites do conhecimento humano. Essa estruturação ajudou a estabelecer a gnosiologia como um campo distinto dentro da filosofia.

### Relação com Dogmatismo e Racionalismo

- **Dogmatismo**: O dogmatismo é a atitude de aceitar certas verdades de maneira inquestionável e sem crítica. Antes de Locke, muitas escolas filosóficas, especialmente a escolástica, adotavam uma postura dogmática, aceitando certos princípios e verdades como dados. Locke desafiou essa postura ao insistir que o conhecimento deve ser derivado da experiência e sujeito à verificação empírica.

- **Racionalismo**: O racionalismo, representado por filósofos como Descartes, Spinoza e Leibniz, argumenta que a razão é a principal fonte de conhecimento, e que certas ideias são inatas à mente humana. Locke contrastou fortemente com essa visão ao enfatizar que todo conhecimento vem da experiência sensorial e que não existem ideias inatas.

### 3. A Razão Só Vê na Natureza Aquilo que Ela Mesma Coloca

Esta afirmação refere-se à filosofia crítica de Immanuel Kant, que propôs uma síntese entre empirismo e racionalismo. Segundo Kant:

- **Conhecimento A Priori e A Posteriori**:
- Kant argumentou que o conhecimento humano é uma combinação de elementos a priori (independentes da experiência, como as formas da intuição sensível: espaço e tempo) e a posteriori (derivados da experiência). A mente humana possui estruturas e categorias inatas que moldam como percebemos e entendemos o mundo.

- **Fenômenos e Noumenos**:
- Para Kant, o que percebemos (fenômenos) é sempre filtrado pelas estruturas da nossa mente. Não temos acesso direto às coisas-em-si (noumenos), mas apenas à maneira como elas aparecem a nós através da nossa sensibilidade e entendimento.

- **Atividade da Razão**:
- A frase "a razão só vê na natureza aquilo que ela mesma coloca" sugere que a razão humana não é uma observadora passiva da realidade, mas ativa na construção do conhecimento. A mente humana não apenas recebe informações passivamente, mas organiza e interpreta essas informações usando suas próprias categorias.

Em resumo, a afirmação destaca a ideia de que o conhecimento é uma construção ativa da mente humana, moldada tanto pela experiência quanto pelas estruturas inatas da razão.