Conecte-se com a comunidade do IDNLearner.com e encontre respostas. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

Bezerra e Alencar (2020) apontam que, em detrimento de a Geografia ser uma das ciências responsáveis para o desenvolvimento da interpretação, compreensão e construção da sociedade, o emprego das práticas de campo se torna essencial para se chegar aos resultados propostos. É nesse sentido que o trabalho de campo se destaca como prática pedagógica. Segundo Neves (2015), os trabalhos de campo constituem uma metodologia que envolve a observação, a análise e a interpretação de fenômenos no local e nas condições em que eles ocorrem. Considerando a importância do trabalho de campo no ensino de Geografia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O ensino em sala de aula é fundamental a construção de conceitos teóricos e a discussão de conteúdos abstratos, entretanto, muitas vezes ele não consegue proporcionar a mesma riqueza de experiências e a profundidade de compreensão oferecidas pelo trabalho de campo. PORQUE II. Na Geografia escolar, o trabalho de campo, promove não apenas a observação direta do ambiente, mas também estimula os alunos a vivenciarem o espaço geográfico de forma concreta, a refletirem criticamente sobre as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais presentes no local visitado, o que resulta em uma compreensão mais profunda e contextualizada da realidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são falsas.

Sagot :

Resposta:

geografia nos anos iniciais do ensino fundamental desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Essa disciplina vai além do estudo do espaço geográfico e busca promover uma compreensão crítica da realidade social, econômica, política e ambiental.