IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas confiáveis. Junte-se à nossa comunidade de especialistas para encontrar as respostas que você precisa em qualquer tema.

Freud desenvolveu um segundo modelo de estruturação do aparelho psíquico: id, ego e superego, também conhecido como segunda tópica. Trata-se do segundo momento de sua teoria e eles se relacionam, diretamente, com o desenvolvimento psicossexual da energia afetiva. Suas características são descritas a partir da relação que constrói entre si e a realidade, mais especificamente com o princípio de realidade. O desenvolvimento de suas estruturas é de grande importância para a construção do que conhecemos como objeto para a psicanálise. Há uma estreita relação entre estas instâncias, uma vez que é a partir dessa relação que o aparelho psíquico pode se organizar.

Sobre o Id, o Ego e o Superego, julgue os itens a seguir.

I. O Id é o reservatório de energia do indivíduo. É constituído pelo conjunto dos impulsos instintivos inatos, que motivam as relações do indivíduo com o mundo. Ele é regido pelo princípio do prazer, é atemporal e compõe parte do inconsciente do indivíduo.

II. O ego será composto a partir do superego e servirá de intermediário entre o desejo e a realidade.

III. Ao fazer a ponte entre a realidade, o Id e o superego, o ego torna-se vulnerável a traumas.

IV. O superego é a instância dos valores morais, sendo responsável pelos processos desculpabilizantes do indivíduo.

V. O ego é regido pelo mecanismo secundário.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
A)
II, III e IV.


B) Marcada pelo aluno
I, IV e V.


C)
I, II e V.


D)
II e IV.


E) Gabarito da questão
I, III e V.
Resposta certa é a E (I-III-V)