IDNLearner.com, onde a comunidade se une para resolver dúvidas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.
A revolução grega merece a fama que tem. É fato único nos anais da humanidade. Isso tem de ser conhecido mesmo por aqueles que tomam partido de Platão no seu gosto pelo que é arcaico e ritualista. O que faz tal revolução singular é precisamente o esforço dirigido, a modificação contínua e sistemática da schemata da arte conceitual, até que o fazer foi substituído pela imitação da realidade, através da nova habilidade da mimese. A natureza não pode ser imitada ou “transcrita” sem ser primeiro desmontada e montada de novo [...]. GOMBRICH, Ernest. Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. p.120-121. A revolução grega apontada pelo autor aplicou e valorizou a prática de imitação da realidade aos esquemas de construção de imagens. concebeu a representação de imagens como gosto por estilos e técnicas do passado. rompeu com padrões estéticos naturalistas e introduziu esquemas representativos abstratos. valorizou temáticas religiosas e ritualísticas nas diversas expressões artísticas da época. introduziu a concepção de arte conceitual entre os antigos a partir da valorização da filosofia.
Sagot :
Obrigado por seu compromisso constante. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer juntos. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas confiáveis, então visite-nos novamente em breve.