Explore diversas áreas de conhecimento no IDNLearner.com. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.

A contemporaneidade exige uma concepção de currículo que possibilite aos seus estudantes um “conhecimento poderoso”. Michel Young define este termo como o exercício do desenvolvimento das habilidades críticas que o sujeito deve ter diante das situações cotidianas. A escola, portanto, torna-se responsável por mediar este processo. Neste contexto, analise as situações abaixo. I. Desde o início do ano, o professor Luiz apresentou características de duas tribos indígenas brasileiras. Os estudantes realizaram algumas pesquisas, trabalhos de campo, assistiram a filmes e visitaram aldeias. A culminância do projeto ocorreu em abril, em forma de sarau poético, apresentado pelos estudantes e convidados indígenas. II. Compreender a Teoria do Equilíbrio, de Jean Piaget, é perceber-se, enquanto professor, como um dos agentes responsáveis por momentos de desequilíbrio do estudante. Apresentar um novo assunto a uma turma é uma maneira de despertar essa sensação. O êxito do processo ocorre quando, por fim, os alunos acomodam os conhecimentos adquiridos. III. Quando uma escola propõe uma abordagem baseada em projetos, um dos objetivos é despertar a autonomia de seus estudantes. O professor assume, portanto, um papel secundário no processo de ensino-aprendizagem, só sendo solicitado quando o aluno necessita de alguma orientação. IV. Sujeito crítico é aquele que observa, analisa, debate, reivindica os seus direitos. A escola deve proporcionar alguns momentos para desenvolver as habilidades de seus alunos. Alguns exemplos são: simulação de audiência destacando falhas individuais dos estudantes; roda de conversa destacando maus hábitos que fazem parte do cotidiano familiar dos docentes; análise de atitudes coletivas que não contribuem para o crescimento da turma. Assinale a alternativa que aponta exemplos que contribuem para um conhecimento poderoso.

Sagot :

Resposta: A alternativa correta que aponta exemplos que contribuem para um conhecimento poderoso é:

**I, II e III**

Explicação: Para identificar as situações que contribuem para um "conhecimento poderoso" de acordo com a concepção de Michel Young, devemos focar naquelas que promovem habilidades críticas e o desenvolvimento do estudante diante das situações cotidianas. Vamos analisar cada uma das situações descritas:

I. Projeto sobre tribos indígenas:

- Apresentação de características de duas tribos indígenas.

- Realização de pesquisas, trabalhos de campo, assistiram a filmes e visitaram aldeias.

- Culminância do projeto em um sarau poético com a participação dos estudantes e convidados indígenas.

Análise:

Essa situação envolve pesquisa ativa, visitas de campo, interação com indígenas e uma apresentação criativa (sarau poético). Promove habilidades críticas e compreensão cultural, encaixando-se na ideia de "conhecimento poderoso".

II. Teoria do Equilíbrio de Jean Piaget:

- O professor é um agente de desequilíbrio ao apresentar novos assuntos.

- O processo de aprendizado é bem-sucedido quando os alunos acomodam os novos conhecimentos.

Análise:

Esta situação se refere a um processo de aprendizado teórico onde os estudantes são desafiados e, eventualmente, acomodam novos conhecimentos. Isso fomenta habilidades críticas e a capacidade de adaptação a novos conceitos, alinhando-se com o "conhecimento poderoso".

III. Abordagem baseada em projetos:

- Objetivo de despertar a autonomia dos estudantes.

- O professor assume um papel secundário, atuando apenas quando necessário para orientação.

Análise:

Esta abordagem estimula a autonomia e a responsabilidade dos estudantes, promovendo habilidades críticas e independência. Isso contribui para o desenvolvimento de um "conhecimento poderoso".

IV. Desenvolvimento de habilidades críticas:

- Simulação de audiência destacando falhas individuais.

- Roda de conversa sobre maus hábitos dos docentes.

- Análise de atitudes coletivas prejudiciais.

Análise:

Embora esta situação se proponha a desenvolver habilidades críticas, a forma como é descrita (foco em falhas individuais e maus hábitos) parece ser mais punitiva do que construtiva. Não contribui positivamente para o "conhecimento poderoso" conforme definido por Young.

Conclusão:

As situações que efetivamente contribuem para um "conhecimento poderoso" são:

I. Desde o início do ano, o professor Luiz apresentou características de duas tribos indígenas brasileiras... (situação I)

II. Compreender a Teoria do Equilíbrio, de Jean Piaget... (situação II)

III. Quando uma escola propõe uma abordagem baseada em projetos... (situação III)