Junte-se à comunidade do IDNLearner.com para soluções rápidas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

O texto literário representa o contato da vida concreta e com opiniões diversas, ou seja, é um recurso que humaniza, podendo exercer um papel. Daí a dizer que a literatura, dependendo do contexto, desempenha funções distintas. Antonio Candido (2002) aponta três funções para a literatura: psicológica, formadora e social. Com base no exposto, descreva cada uma dessas funções.

Sagot :

De acordo com Antonio Candido, renomado crítico literário brasileiro, a literatura desempenha três funções distintas: psicológica, formadora e social.

1- Função psicológica: Refere-se ao papel da literatura em explorar aspectos da mente humana, emoções, conflitos internos e experiências individuais. Através das narrativas literárias, os leitores podem se identificar com personagens, refletir sobre suas próprias emoções e ganhar insights sobre a complexidade da psique humana.

2- Função formadora: Diz respeito ao potencial da literatura em contribuir para a formação moral, ética e intelectual dos leitores. Por meio das histórias, valores são transmitidos, senso crítico é desenvolvido e novas perspectivas são apresentadas. A literatura pode ampliar horizontes, estimular o pensamento reflexivo e promover o desenvolvimento pessoal.

3- Função social: Refere-se ao impacto da literatura na sociedade como um todo. Através de temas abordados nas obras literárias, questões sociais, políticas e culturais podem ser discutidas, criticadas ou reinterpretadas. A literatura tem o poder de sensibilizar as pessoas para realidades diversas, promover a empatia e até mesmo provocar mudanças sociais.

Assim, as três funções apontadas por Antonio Candido destacam a importância da literatura não apenas como forma de entretenimento, mas como um instrumento poderoso de reflexão, aprendizado e transformação tanto a nível individual quanto coletivo.