Encontre especialistas dispostos a ajudar no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas disciplinas.

É recente a concepção de língua como instrumento de comunicação social, maleável e diversificado em todos os seus aspectos, meio de expressão de indivíduos que vivem em sociedades também diversificadas social, cultural e geograficamente. [...]

Condicionada de forma consistente dentro de cada grupo social e parte integrante da competência linguística dos seus membros, a variação é, pois, inerente ao sistema da língua e ocorre em todos os níveis: fonético, fonológico, morfológico, sintático etc.


CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6a edição. Rio de Janeiro: Lexikon, 2019. p. 3.



TEXTO II


Noites de Madagascar
Quantas estrelas vi ali
Em seu olhar
Coisas com as quais posso me acostumar facin
Posso me acostumar facin


Disponível em: www.letras.mus.br/emicida/madagascar/. Acesso em: 15 abr. 2024.





Com base no texto I, é correto afirmar que o uso da palavra “facin”, no texto II, revela um(a)




desconhecimento da norma-padrão da língua portuguesa.



proposta de incluir na música expressões de fora do sistema da língua.



adequação às regras fixadas pela gramática tradicional.



compreensão da língua como fenômeno vivo e variável entre grupos



visão da língua portuguesa como um instrumento de isolamento social.


Sagot :

A palavra "facin", no texto II, revela uma compreensão da língua como fenômeno vivo e variável entre grupos. Isso significa que a variação linguística é considerada natural e faz parte da diversidade e maleabilidade da linguagem. Nesse contexto, a palavra "facin" pode ser entendida como uma forma de expressão característica de um determinado grupo social ou cultural, mostrando a riqueza e a criatividade da linguagem na sua diversidade.