Obtenha esclarecimentos rápidos no IDNLearner.com. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.

O homem nu Ao acordar, disse para a mulher: - Escuta, minha filha: hoje é dia de pagar a prestação da televisão, vem aí o sujeito com a conta, na certa. Mas acontece que ontem eu não trouxe dinheiro da cidade, estou a nenhum. - Explique isso ao homem - ponderou a mulher. - Não gosto dessas coisas. Dá um ar de vigarice, gosto de cumprir rigorosamente as minhas obrigações. Escuta: quando ele vier a gente fica quieto aqui dentro, não faz barulho, para ele pensar que não tem ninguém. Deixa ele bater até cansar - amanhã eu pago. Pouco depois, tendo despido o pijama, dirigiu-se ao banheiro para tomar um banho, mas a mulher já se trancara lá dentro. Enquanto esperava, resolveu fazer um café. Pôs a água a ferver e abriu a porta de serviço para apanhar o pão. Como estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito. Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, porém, tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionada pelo vento. Aterrorizado, precipitou-se até a campainha e, depois de tocá-la, ficou à espera, olhando ansiosamente ao redor. Ouviu lá dentro o ruído da água do chuveiro interromper-se de súbito, mas ninguém veio abrir. Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos. Maria! Abre aí, Maria. Sou eu - chamou, em voz baixa. Quanto mais batia, mais silêncio fazia lá dentro. Enquanto isso, ouvia lá embaixo a porta do elevador fechar-se, viu o ponteiro subir lentamente os andares. Desta vez, era o homem da televisão! Não era. Refugiado no lanço da escada entre os andares, esperou que o elevador passasse, e voltou para a porta de seu apartamento, sempre a segurar nas mãos nervosas o embrulho de pão: - Maria, por favor! Sou eu!




01. O texto lido é do tipo narrativo. A esta categoria pertencem os gêneros textuais conto, romance, novela, crônica? A que gênero textual pertence o texto lido? * Esta pergunta é obrigatória



02. O conflito da narrativa é a parte da história na qual surge o problema que precisa ser resolvido. Sendo assim, o que gerou o conflito da narrativa no texto “O homem nu”? *



03. Considerando-se que enredo é a sequência de fatos em uma narrativa, qual é o enredo ou conflito da narrativa lida? *


04. Que palavras do texto podem substituir a expressão “parar repentinamente”? *


05. Qual a causa ou motivo que levou o homem a se esconder para não pagar a dívida? *



06. Qual é o cenário onde esta história se passa? *


07. Copie um trecho do texto que expresse ideia de humor. *


08. Existem dois tipos de tempo numa narrativa: Cronológico: Quando a ordem do tempo segue a ordem do relógio. É marcado por algumas palavras como: Ontem, semanas depois, ao meio dia, etc. Psicológico: É o tempo que ocorre quando o personagem se encontra sonhando, imaginando, relembrando ou pensando. Trata-se do tempo “interior” que ocorre dentro dos personagens. Copie um trecho do texto referente ao tempo cronológico. * Esta pergunta é obrigatória



09. Quais são os personagens principais do texto? *


10. Quais os personagens secundários? *


11. Com que finalidade o cronista nos propõe esta crônica? *


12. De que maneira o cronista se expressa para finalizar sua história?​


Sagot :

“O Homem Nu” é uma crônica escrita pelo renomado autor brasileiro Fernando Sabino.


1-) O
Homem Nu” pertence ao gênero textual de crônica. É uma forma literária que aborda situações cotidianas com um toque de humor e reflexão.


2-) O conflito surge quando o protagonista, ao acordar, percebe que não trouxe dinheiro da cidade para pagar a prestação da televisão. Ele precisa evitar o cobrador, o que leva a uma série de eventos inusitados.

3-) O enredo gira em torno do homem nu que, ao tentar pegar o pão do lado de fora de casa, fica preso do lado de fora, enfrentando situações  desesperadoras.e engraçadas .

4-) Para substituir  a expressão “parar repentinamente “, podemos usar palavras como “interromper-se abruptamente” ou “cessar de forma súbita” para expressar a mesma ideia.

5-) O homem decide se esconder para evitar o cobrador da televisão, pois não tinha dinheiro para pagar a conta ...


6-) A história se passa no “entrada  de serviço” de  um apartamento, onde o homem  saiu para pegar o pão completamente nu .

7-) Trecho humorístico:

…(…) “ Como estivesse completamente nu, olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito. Ainda era muito cedo, não poderia aparecer ninguém. Mal seus dedos, porém, tocavam o pão, a porta atrás de si fechou-se com estrondo, impulsionada pelo vento…(…) “


8-) O texto segue  o tempo cronológico, e  a sequência de eventos ocorre de forma linear, seguindo a ordem dos acontecimentos :

ele acorda nu , vai para o banho , sua esposa já tinha entrado , então resolve passar o café , vai pegar o pão na área de Serviço e a porta bate .


9-) . O protagonista (homem nu) e sua esposa são os personagens principais.

10-) O padeiro , o cobrador da televisão e os vizinhos são personagens secundários as não aparecem presencialmente na crônica ,são apenas citados .


11-) O cronista faz  a crônica para entreter e refletir sobre as situações inusitadas e os dilemas cotidianos.


12-)O autor encerra a história de um modo e surpreendente    :

…(…) - Maria, por favor! Sou eu!…(…)

Uma velhinha viu ele pelado e ameaça chamar a policia, sua esposa abre a porta ,ele entrou como um foguete e vestiu-se precipitadamente, sem nem se lembrar do banho. Poucos minutos depois, restabelecida a calma lá fora, bateram na porta.

— Deve ser a polícia - disse ele, ainda ofegante, indo abrir.

Não era: era o cobrador da televisão.


Duvidas veja aqui


https://brainly.com.br/tarefa/18097246

Liziamarcia mestre em português

View image Liziamarcia