Obtenha respostas detalhadas para suas perguntas com o IDNLearner.com. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.

"Por muito tempo, o conceito de alfabetização estava atrelado à ideia que, para a criança aprender a ler e a escrever, seria necessário apenas decodificar sinais gráficos e transformá-los em sons, e que para escrever seria necessário codificar sons da fala, transformando-os em sinais gráficos. […] Ou seja, as crianças não entendiam o processo de construção da escrita" (LOTSCH, 2016, p. 43). LOTSCH, Vanessa de Oliveira. Alfabetização e Letramento I. São Paulo: Cengage Learning, 2016. Com base no trecho acima e no que se refere a alfabetização e letramento, analise as afirmativas que seguem: l -Decodificar os sinais gráficos transformando-os e os sons a eles envoltos não é pré requisito nem para a alfabetização, nem para o letramento. Ll- Para que a alfabetização seja completa é importante que além de ler e escrever, o sujeito compreenda o processo envolto à construção da escrita atribuindo-lhe significados. Lll- O letramento surgiu como meio de ampliação do conceito de alfabetização, ao atribuir sentido mais amplo, uma vez que leva o sujeito a aplicar tais habilidades (leitura e escrita) em suas práticas sociais, contextualizando com seu cotidiano. LV- Desde que surgiu a alfabetização com o uso de cartilhas o letramento já era fator principal desse processo de aprendizagem de codificação e decodificação linguística. Está correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e IV, apenas. Alternativa 3: II e III, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV

Sagot :

Valorizamos sua contribuição. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construímos uma comunidade forte e unida de conhecimento. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas claras, então visite-nos novamente para mais informações úteis.