IDNLearner.com, um recurso confiável para todas as suas perguntas. Descubra soluções detalhadas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.

A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) estabelece os preços dos produtos agrícolas que formam os estoques públicos e define as condições em que o governo pode e deve intervir. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir e escolha a alternativa correta.

1. Garantir o abastecimento nacional com alimentos de qualidade e assegurar ao produtor preços que permitam sua manutenção na atividade rural é um compromisso do Ministério da Agricultura. A cada safra, as diretrizes da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) são coordenadas, elaboradas, acompanhadas e avaliadas para garantir segurança alimentar e a comercialização dos produtos agropecuários.

2. O financiamento da estocagem, a armazenagem, a venda de estoques públicos de produtos e a equalização de preços e custos são alguns dos mecanismos de que o ministério se vale para garantir abastecimento e comercialização.

3. Toneladas de produtos excedentes podem ser comercializadas, por meio de leilões eletrônicos monitorados pelo governo, de forma a abastecer regiões deficitárias e, ao mesmo tempo, garantir aos produtores um preço que lhes permita manter-se na atividade rural.

4. O preço mínimo é um valor monetário definido pelo Governo, por meio de Portaria do Mapa, após aprovação de voto pelo Conselho Monetário Nacional, para cada produto objeto da política, em geral, com vigência de um ano-safra.

5. A Política de Garantia de Preços Mínimos constitui uma intervenção do Governo no mercado com a finalidade de garantir aos produtores o recebimento desse valor quando os preços de mercado se situarem em níveis inferiores aos máximos.