Conecte-se com especialistas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Nossa comunidade está aqui para fornecer respostas detalhadas para todas as suas perguntas e problemas.

Quando da vinda do Papa Bento XVI, no ano de 2007, para o Brasil, pretendia-se declarar 11 de maio, dia da canonização de Frei Galvão, feriado religioso. A matéria foi bastante discutida no Congresso Nacional e, ao final, a Lei n. 11.532, de 25.10.2007, sem conotação religiosa, acabou instituindo o dia 11 de maio como o Dia Nacional do Frei Sant’Anna Galvão, passando referida data a constar oficialmente no calendário histórico-cultural brasileiro, em razão da laicidade como ficam os feriados religiosos que já constam de nosso calendário?

Sagot :

♠️I

Os deputados federais decidiram nesta quarta-feira (9) que o Dia de Santo Antônio de Santa´Anna Galvão (11 de maio) não será feriado, mas apenas uma data comemorativa em homenagem ao primeiro santo brasileiro, que será canonizado pelo papa Bento XVI na sexta-feira (11).

O plenário da Câmara aprovou, em votação simbólica, o projeto de lei do Senado55/07 (PL 696/07 na Câmara), de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que institui o Dia de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, a ser comemorado em 11 de maio.

O texto foi aprovado com substitutivo da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, prevendo apenas a inclusão do dia no calendário histórico e cultural brasileiro, sem a criação de feriado nacional nesse dia em 2007, como previa o texto do Senado. Devido à alteração, o projeto volta ao Senado Federal.

Antes de aprovar o projeto com o substitutivo, os deputados rejeitaram requerimento do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) que pedia preferência para a votação do projeto do Senado, sem a emenda da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, quando uma comissão apresenta um substitutivo, ele passa a ter preferência natural sobre o texto original discutido na comissão. A grande diferença é que o projeto do Senado instituía, em 2007, feriado nacional em 11 de maio, quando ocorrerá a canonização do santo. O texto da comissão, aprovado, estabelece apenas a inclusão do dia no calendário histórico e cultural do Brasil.

Fonte: Agência Senado