Junte-se à comunidade do IDNLearner.com e comece a obter respostas. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos do conhecimento.

Para responder à questão solicitada, leia os excertos a seguir, retirados do documento “Currículo da Cidade: Orientações Pedagógicas - Educação Antirracista: Povos Afro-brasileiros” (p. 40):

“Eu nem me atrevo a falar dessas questões dos afros sabe? Isso sempre gera muita polêmica”;

"Eu prefiro não registrar o PEA hoje, a CP é muito mais experiente que eu nessas coisas, a professora Sebastiana (nome fictício) também”;

“Eu não tenho lugar de fala, sabe? Penso que respeitoso é ouvir, você me entende?”;

“Eu estou um pouco cansada de me indispor com as pessoas por conta dessas questões, sabe? Vou mais ficar na minha, cada um com seu lugar de fala”

Os excertos apresentados acima dizem respeito a alguns comportamentos ainda observados nas Unidades Educacionais. Após nossas reflexões sobre branquitude, privilégios e lugar de fala, explique como você, colegas, equipe gestora e demais profissionais da unidade se responsabilizam com os temas relacionados à educação para as relações étnico-raciais no cotidiano e práticas pedagógicas, citando ações desenvolvidas dentro da sua Unidade Educacional.