Junte-se ao IDNLearner.com e descubra uma comunidade de pessoas dispostas a ajudar. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes.
Qual outro campo semântico esses trechos criam? Por que esse campo semántico relaciona-se com o pai do menino? 4.b) Na noite de núpcias, o pai diz à mãe do menino: "- Serafina, você hoje cheira a óleo Castrol. " . O que essa fala revela a respeito do universo cultural e linguístico do pai do menino? Por qué? c) O pai do menino tinha preconceito em relação à profissão de poeta? Por qué? Justifique sua resposta com trechos do texto 5. No consultório: a) Como o médico recebe as reclamações da mãe do menino? b) O médico demonstra ter interesse, no início, pelos escritos do garoto? Comprove sua resposta com um trecho do texto. 6. Epígrafe é uma citação curta, extraída de outro texto, cujas ideias traduzem o tema do texto a ser lido ou a visão sobre ele. O conto apresenta como epígrafe alguns versos escritos pelo menino. a) Releia a epígrafe do conto e explique o sentido dos versos. b) Qual relação a epígrafe tem com a afirmação do menino de que, quando lhe doía a vida, ele sonhava? 7. A mãe insiste com o médico para que ele conheça os escritos. do menino, a fim de pesquisar a origem da doença. No retorno, o médico pergunta ao menino por novos poemas, e o garoto lhe dá um caderno, dizendo: "Tenho este pedaço de vida quase a meio". a) Considerando o final do conto, interprete o comentário e as intenções do médico quando diz à mãe que "aquilo era mais grave do que se poderia pensar". b) O menino, internado na clínica, lia o seu próprio coração para o médico. Explique o sentido da expressão destacada. c) O médico, "abreviando silêncios", pedia ao menino: "- Não pare, meu filho. Continue lendo...". Interprete: O que representa, para o médico, a poesia que o menino fazia? 8. Considere as afirmações abaixo sobre o conto lido e, a seguir, indique no caderno a única que não é verdadeira. I. Para o menino, a vida de verdade equivale a sonhar por meio de palavras. II. O pai do menino, preso à realidade concreta e cotidiana, não conseguia compreender a forma como o filho via e sentia o mundo e associava a poesia a doença ou a "mariquice intelectual". III. No contexto familiar, a criação da poesia era vista como transgressão , como crime. IV. O médico, influenciado pela razão, na qual se baseia a ciência, mostra-se insensível às necessidades do menino; por isso, interna-o e trata-o, analisando diariamente os versos sem lógica do garoto.
Sagot :
Agradecemos sua participação ativa. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora, onde todos aprendemos e crescemos. Encontre soluções precisas no IDNLearner.com. Obrigado por confiar em nós com suas perguntas, e esperamos vê-lo novamente.