Obtenha esclarecimentos rápidos no IDNLearner.com. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento.

Em diversos transtornos mentais, o tratamento é baseado na amenização ou redução dos sinais e sintomas, embora muitas vezes a doença não tenha cura. Para que o tratamento ocorra de maneira eficaz, é necessário orientar o paciente e sua família para que compreendam a importância da adesão ao tratamento e ao manejo adequado no domicílio.
Resposta esperada:
a) Os problemas que interferem na adesão ao tratamento englobam o tabagismo da mãe e seu baixo nível de conhecimento sobre a doença do filho, que pode estar relacionado à crença da mãe de que as entidades espirituais são causadoras da doença do filho; a relação conflituosa com o irmão mais novo; e o relacionamento conturbado com o tio no passado.

b) As seguintes ações podem ser realizadas para auxiliar a família no tratamento de MRS:

1- Convidar a família de MRS para esclarecer-lhes a condição dele.

2- Orientar a mãe sobre a utilização do tabaco e encaminhá-la para algum grupo de tabagistas.

3- Esclarecer ao irmão de MRS que suas atitudes podem ser um gatilho para a ocorrência das crises que o paciente tem apresentado.

4- Discutir o caso com o psicólogo do serviço para que ele possa utilizar alguma abordagem que auxilie MRS a enfrentar os sentimentos que tem sobre o tio.



Você é enfermeiro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Girassol e identificou que um dos seus pacientes, JRR, 22 anos, sexo feminino, tem apresentado episódios constantes de ansiedade e medo extremos com início há aproximadamente quatro meses.



JRR foi diagnosticada, aos 17 anos, com esquizofrenia paranoide. Sua mãe informou que ela não tem usado a medicação regularmente e que até ela mesma não insiste para a filha fazer uso, pois acha que se trata de uma doença que vai curar em breve.



Considerando as informações apresentadas, responda às questões a seguir.



a) O diagnóstico de qualquer transtorno é competência do profissional médico, no entanto, baseado nos seus conhecimentos e de acordo com as informações apresentadas, qual seria o transtorno associado a esse caso?



b) Você considera que pode existir relação entre a esquizofrenia paranoide e os episódios que JRR tem apresentado? Por quê?



c) Enquanto enfermeiro, como você poderia atuar nesse caso?