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cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. Fonte: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado). ​Considerando o texto base e as implicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas, analise as seguintes asserções: I- A cibercultura valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação, promovendo uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. II- A cibercultura é um fenômeno pós-moderno que rompe com os ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. III- Na cibercultura, os valores de liberdade, igualdade e fraternidade se manifestam em dispositivos técnicos concretos, como softwares de codificação e acesso a múltiplas comunidades virtuais. ​IV- Na cibercultura, a liberdade se manifesta na limitação do acesso à informação e na exclusão de certos grupos sociais. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: Apenas I e III. Alternativa 2