IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros experientes.

Leia o texto a seguir.

A condição conceitual baseou-se, em boa medida, na negação do sentido convencional de obra de arte, seguida da proposição de um novo tipo de obra. Em termos estritos, não se trata de definir duas espécies diferentes de obra, mas sim de levar em conta dois modos distintos de interpretação dos fenômenos. No caso das artes plásticas, por exemplo, o modelo de obra convencional combatida nos anos 60 é a pintura, embora a ela não se restrinja. Nesse sentido, uma pintura, por definição ou, melhor, por convenção, passa a ser entendida como objeto material, único, ostensivamente visual e sobretudo autêntico, ou seja, formado por vestígios fisicos que remontam, de algum modo, às ações do corpo do artista ou a sua ordem. Em outras palavras, a obra de arte convencional não é senão o produto final de sua própria história de produção, do mesmo modo que um autógrafo é o resultado do gesto de assinar com caneta determinado papel e assim por diante [...].

FREITAS, Artur. Arte conceitual e conceitualismo: uma sintese teórica. Revista Concinnitas (S. 1.), v 1, n. 18, p. 108-119, 2021, p.113. https://www.epublicacoes uerj br/concinnitas/article/view/59599. Acesso em: 25 jan. 2024

Disponível em:

A) valoriza a materialidade e relativiza a importância do idealismo.
( (B) combateu as artes plásticas em prol da defesa da autenticidade.
(C)propõe a unificação das formas de interpretar as coisas e o mundo. (D) originou-se de um movimento de diferenciação entre espécies de obra.
(E) prioriza as ideias veiculadas pela obra de arte em relação ao "produto final".​


Sagot :

Resposta:

A resposta correta é a letra (E): "prioriza as ideias veiculadas pela obra de arte em relação ao 'produto final'".

Explicação:

O texto explica que a condição conceitual questiona a obra de arte convencional, que é entendida como um objeto material, único e autêntico. Em contraste, sugere uma nova forma de arte que valorize mais as ideias por trás da obra do que o produto final em si.

Resposta:

O texto de Artur Freitas trata da condição conceitual da obra de arte, especialmente no contexto das artes plásticas dos anos 60, onde houve uma negação do sentido convencional de obra de arte e a proposição de um novo tipo de obra. Analisando as alternativas fornecidas, a resposta correta é:

(E) prioriza as ideias veiculadas pela obra de arte em relação ao "produto final".

Esta opção reflete a essência da arte conceitual, que valoriza mais as ideias e conceitos que a obra representa do que a sua forma material final.

Explicação:

bons estudos