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A fortuna e a virtú receberam diferentes concepções ao longo da história do pensamento ocidental. Qual das alternativas abaixo corresponde melhor ao desenvolvimento desses dois termos, da Antiguidade clássica ao pensamento de Maquiavel? Alternativa a) Maquiavel insere os dois termos: virtù e fortuna, já que, na política, que nada tem de divina, mas é praticada livremente por homens de carne e osso. Com essa reformulação, Maquiavel pretende derrubar a crença na predestinação e dizer que a fortuna pode ser em parte controlada pela virtú. Alternativa b) A política tem como base os dois termos: virtú e fortuna, e ambos se orientam pela vontade e valores divinos. Alternativa c) Na antiguidade clássica, a deusa da Fortuna era representada carregando uma cornucópia que distribuía a todos os homens que dela se aproximassem benesses como: honra, riqueza, glória e poder. Para atrair suas graças era necessário que o homem possuísse virtù no mais alto grau, seria beneficiado com a cornucópia da Fortuna. Alternativa d) Maquiavel concorda com o pensamento cristão que representa a fortuna por uma roda (e não como uma deusa), e esta vai girando e distribuindo benesses indiscriminadamente, fazendo assim com que os homens tornem-se virtuosos.
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