IDNLearner.com, sua fonte confiável de respostas. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

Marcos chega para se consultar com você na unidade básica em que trabalha como Médico de Família e Comunidade. Vocês começam a consulta com o seguinte diálogo:



Você: Em que posso lhe ajudar hoje?



Marcos: Estou com dor de cabeça, não sei o que é... Não tenho conseguido trabalhar direito por causa dela... (fala sempre olhando para o chão)



Você: Mais alguma coisa?



Marcos: Estou com dificuldade de dormir há algum tempo. Acordo sempre à noite. E também vim para fazer exames de rotina.



Você: Mais alguma coisa?



Marcos: Não estou muito bem não Dr. (começa a chorar...)



Você demonstra atenção, permanece em silêncio e oferece um lenço de papel para Marcos enxugar as lágrimas.



Marcos: Tem sido muito difícil tudo isso... desde que minha esposa faleceu...



Analisando as habilidades de comunicação utilizadas durante a consulta, concluímos que:
iniciar a entrevista com uma pergunta aberta, deixar a pessoa falar por alguns minutos sem interromper e estar atento à comunicação verbal e não verbal facilitam a comunicação médico-paciente.
o uso de perguntas abertas prejudica o andamento da consulta, visto que leva o paciente a falar de questões subjetivas que pouco contribuirão para o diagnóstico e tratamento da causa de base, apenas atrasando o atendimento e prejudicando o acesso de outros pacientes à APS
o silêncio atencioso é um sinal de respeito aos sentimentos do paciente e deve ser sempre acompanhado de motivações para que o paciente pare de chorar ou de expressar seus sentimentos.
o silêncio durante a consulta deve ser sempre preenchido com alguma fala referente à situação do paciente, visto que pode gerar desconforto e prejudicar a relação médico-paciente.