IDNLearner.com, sua fonte de respostas comunitárias e confiáveis. Pergunte qualquer coisa e receba respostas informadas e detalhadas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento.

As infecções genitais causadas por Chlamydia trachomatis são as infecções bacterianas sexualmente transmissíveis mais prevalentes em todo o mundo. Todavia, muitas pessoas expostas à clamídia nem sequer sabem que estão infectadas. Esta doença, que acomete geralmente pessoas jovens e sexualmente ativas, afeta predominantemente o trato urogenital inferior e pode causar infecção do colo do útero, uretra, resultando ainda em doença inflamatória pélvica, infertilidade e gravidez ectópica.

SGORJ – Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro. Rastreio de Chlamydia trachomatis.

Muitas vezes o isolamento de uma bactéria é algo desafiador para o diagnóstico da infecção e requer a utilização de métodos alternativos. Em relação ao diagnóstico da infecção causada por Chlamydia trachomatis, analise as afirmações:

I. A pesquisa direta de Chlamydia trachomatis pode ser realizada por enzimaimunoensaio e imunofluorescência indireta.
II. A coleta ou armazenamento inadequado da amostra pode impossibilitar a detecção indireta de Chlamydia tracomatis em cultivo celular.
III. O enzimaimunoensaio direto pode apresentar reatividade cruzada por se ligar especificamente ao lipopolissacarídeo bacteriano.
IV. Por meio da reação de fixação do complemento é possível medir títulos de anticorpos contra antígenos LPS das clamídias e clamidófilas.
V. O grau de fixação do complemento indica a quantidade de anticorpo na amostra e é medida pela adição de hemácias de carneiro sensibilizadas com hemolisina que, na presença de proteínas do complemento, permanecerão íntegras.


É correto o que se afirma em:

A.
III e IV apenas

B.
I apenas

C.
I, III e IV apenas

D.
II e III apenas

E.
I, II, III e V apenas