IDNLearner.com, onde a comunidade se une para resolver dúvidas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas completas e precisas de nossa comunidade de profissionais especializados em diversos temas.

Rosangela tem 52 anos, trabalha como catadora de materiais recicláveis, tem três filhos com idades de 05, 07 e 16 anos. O pai – Amarildo – faleceu em novembro de 2020, deixando as crianças e a esposa morando de aluguel em uma casa de apenas 1 quarto. Através de uma visita domiciliar, a assistente social identificou que Rosangela e sua família percebem o lixo como fonte de sobrevivência e a saúde como capacidade para o trabalho e, portanto, nega a relação direta entre suas atividades e os problemas de saúde que a mesma vem apresentando com o passar dos anos. Em decorrência da necessidade de dar conta dos gastos mensais com aluguel e alimentação, Rosangela não consegue levar em consideração os riscos levantados e o agravamento que ocorre desde 2015 em sua saúde, bem como as condições de insalubridade e periculosidade das atividades que realiza. Situação essa que vem sendo agravada inclusive pelas condições de moradia a que estão submetidos, pois a mesma reside com seus filhos em uma casa de palafita no norte do país, onde não possuem acesso ao tratamento de água. Devido ao fato da residência de Rosangela ser distante da escola onde seus filhos estão matriculados, eles raramente conseguem frequentar as aulas por uma semana completa, as faltas são recorrentes, o que fez a escola acionar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região para verificar se a família está sendo atendida por algum benefício ou outro serviço do Estado. Foi constatado que ela não está inserida em nenhum programa de transferência de renda ou outro benefício eventual. Ao final da visita domiciliar, Ana relata à assistente social: "muitas famílias já foram tiradas daqui por conta do perigo, mas ainda estou esperando". Elaborado pela professora, 2024. Agora que vocês já conhecem a história da família de Rosangela, vá até o formulário da atividade que está disponível no material extra e realize as análises lá propostas. Atenção: o estudo de caso deverá ser entregue somente através do formulário da disciplina. Vocês também poderão ter como auxílio os textos disponibilizados no material extra. ​
De acordo com suas observações em campo e refletindo sobre o caso da família mencionada, quais outras políticas públicas poderiam ser acionadas para a garantia de direitos de toda a família? A política pública em que você está inserido em campo de estágio foi acionada?