IDNLearner.com, seu recurso para respostas rápidas e confiáveis. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas confiáveis para todas as suas perguntas e dúvidas em diversas áreas.

“Aposto que você sabe falar tupi e eu provo aqui.

Você entende quando dizem guri, jabuticaba ou jabuti?

Sabe que bicho é quando falam sagui, tamanduá ou siri?

Sabe que fruta é se falam caju, guaraná, pitanga ou maracujá?

Então, tudo isso é tupi.

Você já falava tupi e não percebia, mesmo falando todo dia.”



FRAGATA, Cláudio. O tupi que você fala. Globo Livros, 2018. (Adaptado)



O tupi é uma língua indígena que pode ser chamada de língua tronco, porque é a base de outras línguas, como o tupi-guarani e o mundurukú. A sua influência na Língua Portuguesa evidencia parte do processo de colonização dos povos originários do Brasil e a assimilação de parte da sua cultura. A família real de Portugal e os colonizadores buscaram, dentre outras coisas, apagar a diversidade linguística já existente em nosso país, mas ela resistiu e permanece viva.



A respeito disso, um texto presente no blog da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) traz a seguinte reflexão:



“Depois de um tempo, essa língua geral [o tupi] foi deixada de lado e o português passa a ser usado como língua oficial. Mas, nesse ponto, a influência já era grande demais para ser apagada. Essas marcas são observadas no léxico e nos nomes, como nas toponímias, que são os nomes de lugares geográficos.”



UFMG. Influência do Tupi na língua portuguesa falada no Brasil, publicado em 7 de maio de 2020. Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/influencia-do-tupi/. Acesso em: 10 out. 2023.



Sabendo dessas informações, qual frase do trecho de “O tupi que você fala” evidencia a declaração feita no blog da UFMG?